Campanha de combate à hanseníase acontece em distrito de Petrolina, PE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A ‘I Campanha de Combate à Hanseníase’ será realizada em Izacolândia, distrito de Petrolina, no Sertão pernambucano. A ação acontece no domingo (25) das 8h às 12h. A comunidade do distrito e das áreas vizinhas poderá fazer um exame clínico para diagnóstico da doença gratuitamente na unidade de Atendimento Médico Especializado (AME) local.
Segundo o coordenador da campanha, Francisco Freitas, Izacolândia é a região do município com mais casos de hanseníase. “Nos últimos cinco anos foram registrados 48 casos da doença no distrito”, declara. Os bairros Vila Eduardo, Dom Avelar, João de Deus e São Gonçalo também têm grande incidência da doença, de acordo com o coordenador.
A hanseníase é transmitida principalmente por via aérea, ou seja, quando alguém contaminado tosse, espirra, ou conversa próximo de alguém, ele pode difundir a doença. Outra forma é o contato com ferimentos do doente. De acordo com o coordenador da campanha, ao iniciar o tratamento, o bacilo responsável pela enfermidade perde a capacidade de infectar outras pessoas. “É importante fazer o diagnóstico precocemente para que o tratamento seja iniciado de imediato e se possa erradicar a doença”, explica.
Nos casos onde os doentes têm menor quantidade de bacilos, o tratamento pode durar de seis a nove meses. Já nos casos onde há uma grande quantidade, a duração pode variar de 12 a 18 meses. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos.
“Mensalmente as pessoas diagnosticadas devem se dirigir às unidades de saúde para tomar as doses dos medicamentos. Nos casos mais simples, em seis meses, o paciente já pode estar curado”, conclui Francisco.
A doença
A hanseníase é uma doença dermatoneurológica, ou seja, provoca lesões na pele e pode comprometer o sistema nervoso. Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo. Na região dessas manchas, pode-se perder a sensibilidade ao calor ou dor. Perda de peso, queda de pelos ou regiões sem suor também são característicos. A doença, se não tratada, pode levar a incapacidades físicas, inclusive com lesões permanentes. A hanseníase não mata, mas pode causar danos neurológicos irreversíveis.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário