justiça suspende seis processos administrativos contra vereadores

reuniao_comissaoA 1ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu seis procedimentos administrativos abertos contra parlamentares da Câmara de Vereadores de Caruaru, no Agreste pernambucano. A possível cassação deles era avaliada pela pela Comissão de Ética e Decoro da Casa e a decisão foi tomada pelo juiz José Fernando dos Santos nesta sexta-feira (23). A medida deve ser acatada até o julgamento do mandado de segurança com pedido de liminar feito por Jadiel Nascimento (PROS), Louro do Juá (SDD), Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Val (DEM) e Neto (PMN).

Justiça já havia suspendido o processo administrativo contra o vereador Jajá (sem partido) no dia 15 deste mês. A liminar foi expedida pelo mesmo juiz e, de acordo com a decisão, o procedimento fica suspenso até o julgamento do mérito do mandado de segurança. De acordo com o assessor do juiz, Flávio José do Nascimento, a decisão suspende o andamento do processo na comissão.

Um dos advogados de defesa de Jajá, Marcílio Cumaru, afirmou que o mandado de segurança tratava de vícios de ilegalidade e inconstitucionalidade percebidos nos procedimentos realizados pela Comissão de Ética e Decoro. “Diante do que apresentamos, o juiz atendeu nosso pedido de urgência e suspendeu o processo. Ele deve julgar o mérito do nosso mandado, por que ele percebeu que a situação é grave”, explica.

Alegam inocência
A Comissão de Ética e Decoro da Câmara de Vereadores ouviu na segunda-feira (12) o parlamentar Eduardo Cantarelli (SDD), o último dentre os investigados e presos na Operação Ponto Final I. O depoimento durou aproximadamente uma hora e ele afirmou ter esclarecido todas as dúvidas do grupo, que analisa a possibilidade de cassação deste e de outros nove.

O próximo passo é a apresentação das alegações finais pelos advogados de defesa. Elas serão entregues ao grupo, que, após esse prazo, deverá finalizar o relatório com o parecer sobre a situação de Cantarelli e encaminhar à Presidência da Câmara. A medida é a mesma adotada com os demais.

O vereador Evandro Silva (PMDB) foi ouvido na quinta-feira (8) pela Comissão. Ele disse estar tranquilo. “Fiz tudo conforme manda o regimento, e se eu cometi quebra de decoro parlamentar é porque sou um opositor ferrenho e continuarei fazendo”. Já o vereador Jadiel Nascimento (PROS) foi ouvido na quarta-feira (7) e acredita ter convencido a Comissão de que não houve quebra de decoro parlamentar. Gilberto Santos, um dos advogados dele, disse que um momento importante foi quando o parlamentar citou a votação do Projeto de Mobilidade Urbana que inclui o Bus Rapid Transit (BRT). “Ele falou que votou de acordo com as convicções que tinha e não por dinheiro”, comentou.

No dia 2 deste mês, ocorreu o depoimento de Val das Rendeiras (PROS). O parlamentar afirmou que estava tranquilo e que é inocente das acusações apontadas na Operação Ponto Final. A ouvida de Val (DEM) ocorreu em 30 de abril. A defesa dele pediu para que o relator Marcelo Gomes também desse depoimento, o que para os advogados faria valer o recomendado pela Justiça – obter depoimentos do requerido e do requerente. O grupo negou e afirmou que este procedimento seria válido para tribunais e não para a ação na Casa.

O vereador Jajá (sem partido) foi ouvido no dia 29 de abril. Ele acusou o grupo de se guiar por interesses políticos e afirmou que, se ficar na Casa, terá a mesma atuação adotada em 2013. O relator Marcelo Gomes, da Comissão de Ética, rebateu e afirmou que a avaliação dos documentos apresentados pela defesa é feita com respeito aos trâmites legais. Neto (PMN) compareceu no dia 25. Durante a reunião, o vereador disse que estava tranquilo e disposto a ajudar nas investigações.

O vereador Louro do Juá (SDD) foi ouvido no dia 24. Ele respondeu a todas as perguntas e igualmente afirmou inocência. Saulo Amazonas, advogado do parlamentar, falou com a imprensa e disse que não há indícios de que o cliente tenha faltado com o decoro. No dia 23 de abril, ocorreu o depoimento de Cecílio Pedro (PTB), por aproximadamente duas horas. Já o vereador Sivaldo Oliveira (PP) foi o primeiro a prestar depoimento à Comissão, no dia 22 do mesmo mês.

Edis são reempossados
Vereadores investigados pela Justiça foram reempossados na terça (22). O ato de reintegração devolveu os cargos para Louro do Juá (SDD), Eduardo Cantarelli (SDD), Silvado Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB) e Jajá, que está sem partido. A decisão que permitiu o retorno dos parlamentares foi tomada pelo desembargador Itamar Pereira. O magistrado julgou que o retorno dos vereadores às atividades não interfere nas investigações do caso e na tramitação dos processos.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores do município, Leonardo Chaves (PSD), os suplentes que ocupavam as vagas dos vereadores que retornam as atividades são automaticamente desligados das funções, sem percepção de nenhuma indenização. Os parlamentares Jadiel Nascimento (PROS), Val das Rendeiras (PROS), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB) e Val (DEM) continuam afastados.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.