Juíza revoga interdição de presídios em Rio Branco

foc2A juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco, Luana Campos, decidiu revogar a interdição por três meses das unidades de Regime Fechado (URF-01) e Regime Provisório (URP), do presídio Francisco d’Oliveira Conde. A decisão foi tomada depois que a Secretaria de Segurança Pública do Acre apresentou uma proposta de adequação. Entre as irregularidades apontadas pela juíza estão condições insalubres e a superlotação das celas.

De acordo com a magistrada, as unidades vão continuar impedidas de receber novos detentos até que se diminua a quantidade de pessoas no local. “Com essas ações e cumprindo o prazo que eles estão estabelecendo, a gente pode revogar a decisão da interdição dessas duas unidades”, afirma. Daqui a três meses será feita uma nova avaliação para verificar se as medidas foram realizadas adequadamente.

O secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner, afirma que em 45 dias, contando a partir da segunda-feira (26), 340 presos que estão lotados nas unidades que estão superlotadas serão transferidos para o Complexo Penitenciário de Senador Guiomard, cidade localizada a 24km de Rio Branco. Além disso, a partir da próxima semana, 100 tornozeleiras eletrônicas serão entregues para presos do regime semiaberto, possibilitando a abertura de novas vagas nas unidades.

“Vamos iniciar as adequações na unidade de Senador Guiomard, para que possamos fazer a transferência de 340 presidiários, o que resolve em parte a superlotação. Estamos conduzindo outros procedimentos para a reforma, adequação e melhoria do estabelecimento tanto da área prisional, quanto dos agentes”, afirma.

O governo liberou, segundo o secretário, R$ 52 mil para realizar melhorias nos alojamentos e banheiros utilizados pelos agentes penitenciários. Também estão previstas reformas em outras unidades do complexo penitenciário, que ao serem concluídas, possibilitarão a relocação de presos das unidades com superlotação.

“O que foi reivindicado pela juíza será atendido e aos poucos vamos atendendo as outras pendências que são reclamadas pelos agentes e os presos”, assegurou o secretário.

Entenda o Caso
A superlotação e as condições insalubres são os principais motivos apontados pela Justiça para a interdição das unidades, em Rio Branco, na última terça-feira (20). As unidades, segundo a juíza, não tem qualquer condição de receber presos e contam com um déficit de 2.641 vagas.

A Unidade de Regime Fechado que tem capacidade para 341 presos, tem atualmente 1.217. Já a Unidade Provisória, com capacidade para 178 presos, possui 823. Por enquanto, os presos provisórios estão sendo tranferidos para a Unidade de Regime Fechado 2, em Rio Branco.

Além da superlotação, a decisão da juíza aponta problemas de falta de colchões, de pessoal, estrutura física precária e ausência de condições mínimas de saúde e limpeza, como esgoto a céu aberto e ambiente insalubre. Não possuem também sistema de segurança contra incêndio e pânico nem circuito interno de segurança.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.