Secretaria de Saúde do Rio descarta epidemia de dengue na Copa

01A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou hoje (6) que fatores climáticos e estratégias de prevenção adotadas indicam que os índices de transmissão do vírus da dengue serão baixos neste mês e no próximo, período em que será disputada a Copa do Mundo. A competição começa quinta-feira que vem (12) e vai até 12 de julho e terá sete partidas disputadas no Maracanã, inclusive a final.

De acordo com a secretaria, o número de casos caiu 97% de janeiro a maio deste ano em comparação com o que foi notificado no estado no mesmo período do ano passado. De 1º de janeiro até 24 de maio, foram notificados 5.039 casos suspeitos de dengue no estado, com quatro mortes confirmadas: uma em São Gonçalo, uma em São José do Vale do Rio Preto e duas em Campos dos Goytacazes. No mesmo período ano passado, foram notificados 178.765 casos suspeitos de dengue no estado.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, explicou que, além da queda das temperaturas e diminuição da pluviosidade, o tipo de vírus que circula no estado contribui para que não haja epidemia neste período.

“O principal vírus da dengue que circula hoje no Rio de Janeiro é o 4. É o mesmo vírus que causou epidemia nos anos de 2012 e 2013. Portanto, um número significativo da população já teve contato com esse vírus e tem imunidade a ele”, explicou Chieppe. “O número de pessoas suscetíveis a esse vírus é muito pequeno para que ocorra uma epidemia. O cenário para este ano é de tranquilidade”, afirmou.

Segundo Chieppe, existem quatro tipos de vírus da dengue no mundo. O vírus tipo 3 circulou no estado do Rio em 2002, o vírus tipo 2, em 2008 e o tipo 1, em 2010. Ele explicou que a reentrada e circulação dos demais vírus de maneira mais intensa deve ocorrer nos próximos anos e que, por isso, as autoridades devem se preparar para o possível aumento do número de casos da doença.

Chieppe disse que, no Rio, um aliado no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, é o Sistema Monitora Dengue, que, desde o ano passado, ajuda os municípios a acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito. Os agentes municipais usam smartphones para armazenar informações sobre os locais visitados e a situação dos domicílios. O Monitora Dengue é o único sistema de captação de dados em tempo real feito em escala estadual. Ao todo, 180 técnicos de 77 municípios do Rio de Janeiro foram capacitados para o sistema e mais de 520 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, fizeram um curso de três meses para o domínio do protocolo clínico de avaliação e tratamento da doença.

Outra ferramenta importante para auxiliar no atendimento a pessoas com dengue é o prontuário eletrônico, acreicentou Chieppe. No prontuário eletrônico, após a inserção dos dados do paciente no sistema, os sintomas são avaliados e é indicado o melhor tratamento a ser seguido. O programa pode indicar inclusive se há necessidade de internação.

No site www.riocontradengue.com.br, o usuário encontra informações sobre campanhas da secretaria contra a doença, como a dos 10 Minutos contra a Dengue, além de folhetos explicativos, lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro e espaço para marcar a data em que sua casa foi vistoriada. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer download do folheto e distribuir para a população.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.