Brasil e Croácia abrem hoje a Copa

00Muita coisa já foi imaginada nos últimos sete anos, desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa. O torneio começa nesta quinta-feira, às 17h, com Brasil x Croácia, na Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo . Não dá para cravar ainda se esta será a Copa das Copas, como já disse a presidente Dilma. Ou se será a Copa das manifestações, como a indignação de brasileiros em protestos de junho passado faz supor.

(No G1, você poderá acompanhar a cobertura completa da Copa, de hoje até a final, com notícias em primeira mão, informações de trânsito, temperatura, fotos, vídeos e, claro, a transmissão ao vivo dos jogos.)

O que se sabe é que será a Copa dos campeões, com todas as oito seleções que já ganharam o torneio. E será disputada no país do futebol, 64 anos depois do outro Mundial que o Brasil recebeu. Nos próximos dias, todos saberão se o Brasil vai conseguir “dar um jeito”, mesmo com obras inacabadas. A expressão está na música que Alexandre Pires vai cantar na festa de encerramento da Copa, em 13 de julho, no Maracanã.

Alguns dos maiores craques jogarão nos gramados das 12 cidades-sede, como Messi, Cristiano Ronaldo, Xavi e Neymar. Mas há de se lamentar ausências por lesão de gente como o colombiano Falcão Garcia e o francês Franck Ribéry. Antes do jogo, o estádio paulistano receberá a cerimônia de abertura, com performance de Jennifer Lopez, Claudia Leitte e Pitbull. O trio canta a música oficial “We are one (Ole ola)”.

Quando o Brasil foi escolhido como sede, Claudia ainda era vocalista do Babado Novo. Michael Jackson e Dercy Gonçalves estavam vivos. E manifestar não era um verbo tão conjugado por brasileiros. Perto daquele 30 de outubro de 2007, Paulo Coelho e Romário eram a favor da Copa no Brasil. Hoje, são dois dos mais incisivos críticos do evento. Outros insatisfeitos podem se reunir em manifestações marcadas com ajuda das redes sociais. É a turma do “Não vai ter Copa”.

Pouco mais de um ano antes do campeonato, o Brasil viveu o pico dos protestos. Em 20 de junho de 2013, passeatas pelo país reuniram 1,25 milhão de pessoas. A adesão caiu depois, mas brasileiros passaram a se acostumar com gente na rua e luta por direitos. Nas últimas semanas, paralisações de serviços públicos fizeram parte da rotina em várias cidades. A greve do Metrô em São Paulo poderia atrapalhar a abertura da Copa. Mas os metroviários descartaram a paralisação, a menos de 24 horas do pontapé inicial.

Nas ruas, o clima copeiro demorou a pegas, mas já colore ruas e enfeita carros, mesmo que o entusiasmo não seja o de outras Copas. Gastando tinta verde e amarela ou não, brasileiros parecem ter certeza de uma coisa: após eliminações na Copa de 2010 e a medalha de prata na Olimpíada de 2012, não se imaginava que a obra mais bem acabada seria, justamente, a seleção arquitetada por Felipão.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.