Governo terá 1.850 agentes contra terrorismo na Copa
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
As estratégias de defesa se baseiam principalmente em ações de inteligência envolvendo agências internacionais e uma força especial de reação composta por 1.850 agentes, entre militares e policiais, e 36 helicópteros.
O esquema, porém é de caráter preventivo, segundo disse à BBC Brasil o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
“Eu não creio que o Brasil seja alvo de nenhuma ação extremista. Em primeiro lugar, nós não temos um histórico de atos terroristas no Brasil, nunca tivemos”.
“Em segundo lugar, nossos serviços de inteligência nunca detectaram núcleos ou situações que pudessem efetivamente representar um tipo de risco nessa área (do terrorismo)”.
Porém, segundo ele, o país está preparado para lidar com qualquer “eventualidade”.
Cenários
De acordo com o general de brigada Julio César de Arruda, responsável pela força-tarefa contraterrorista que atuará no mundial, diversos cenários hipotéticos de ataques foram traçados. “O pior deles é uma bomba suja, uma bomba associada a substância química, biológica ou radioativa”, afirmou.
Para lidar com ele, o Exército comprou equipamentos modernos e formou uma força de 750 homens especializada em atender e descontaminar vítimas afetadas pelo eventual atentado. Essa força pôde ser vista com certa frequência nos últimos meses em trajes que lembram filmes de ficção científica treinando próximo a estádios que receberão jogos do mundial.
Fonte: DP
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário