Turismo às cegas no Recife

39766d63e64726e6f2f7212c58d561bf“Tem o quê pra ver?” O questionamento da turista alemã, que fala português com relativa desenvoltura, foi dirigido a uma funcionária do posto de Informações Turísticas da Prefeitura do Recife, localizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife – coração da capital e reduto dos estrangeiros na cidade por causa da estrutura da Fifa Fan Fest. Indagação típica de qualquer estrangeiro num país que está descobrindo, a pergunta é a mesma de turistas que circulam pelas ruas da região, que se queixam da presença insuficiente de placas informativas e de um site com informações turísticas. Passados 17 dias da Copa do Mundo (e a sua fase mais frenética) e faltando 14 para o seu término, já é possível avaliar que a gestão governamental pecou no quesito informação, item essencial para orientar os cerca de 230 mil turistas estimados (nacionais e internacionais) que passam pelo Recife durante a Copa, segundo estimativa do Ministério do Turismo.

Em cima da hora, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife lançou este mês o site www.turismonorecife.com.br com informações em português e inglês com opções de hospedagem, de restaurantes e com orientações sobre como chegar nos pontos turísticos.

Mas a iniciativa parece ter chegado tarde. Pela primeira vez no Recife, a mexicana Silvia Arevalo, 39 anos, procurou informações sobre a cidade antes de viajar. “Até achei algumas coisas, mais foi preciso pesquisar em vários sites para encontrar. Fiz uma procura fragmentada”, disse a turista, que observava as peças do Centro de Artesanato de Pernambuco, ao lado da Praça do Marco Zero, na companhia de mais quatro amigas. Também frustrado ficaram os amigos mexicanos Miguel Brabo, 27, e Marco Treviño, 27. “Buscamos vários sites, tudo muito aleatório. Só conseguimos as informações na rua mesmo, perguntando”, contou Miguel, que achou a cidade “muito linda.”

Bethany Laufer, 24, que veio dos Estados Unidos, contou que só soube onde estava localizada a Fan Fest porque viu a estrutura montada da janela do ônibus. Já o alemão Dominik Lömker, 24, disse que encontrou informações apenas em restaurantes e em hotéis. “Comparado à Europa, ficou um pouco desorganizado”, considerou ele, que nunca tinha visitado a capital pernambucana.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista, afirmou que o Estado desenvolve um portal com informações turísticas em português, inglês e espanhol. “Pretendemos lançá-lo em novembro e disponibilizá-lo também no formato de aplicativo para smartphones e tablets”, disse.

Apesar do contratempo, o gestor avalia como positiva a experiência de o Estado ter recebido tantos turistas estrangeiros. “Houve um pessimismo grande com relação à Copa, mas estamos satisfeitos. Estamos conseguindo um saldo muito positivo e vamos levar essa experiência para as Olimpíadas, em 2016. Embora aconteça no Rio de Janeiro, o evento repercute no turismo de todo o País e muitos podem visitar o Estado”, considerou Baptista.

Segundo o secretário, pesquisas preliminares apontam que a Copa proporcionou um acréscimo de 70% de turistas no Estado, sendo 55% estrangeiros e presença maior de mexicanos, americanos e alemães.

Nesta quarta-feira, a Setur-PE vai divulgar uma pesquisa com informações sobre o perfil do turista e o gasto médio desse público. Ainda esta semana, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife pretende divulgar um balanço completo da Copa com informações sobre ocupação hoteleira, atendimentos nos Centro de Atendimento ao Turista (CATs) e ações de receptivo.

Fonte: Jc online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.