Casos de Aids crescem entre mulheres e idosos de Pernambuco

imagesRelatório divulgado recentemente pela Unaids, programa da Nações Unidas sobre a Aids, aponta que o número de casos no Brasil vem aumentando nos últimos anos. Em Pernambuco, a situação não é diferente, com destaque para dois grupos em especial. Nos últimos 27 anos, aumentou em 54% o número de mulheres infectadas pelo vírus HIV. De acordo com os números da Secretaria Estadual de Saúde, a doença também cresceu entre os idosos. Atualmente, existem 20.334 pessoas infectadas com o vírus da Aids, sendo 6,5 mil novos casos nos últimos cinco anos.

“Qualquer um está vulnerável. Não existe grupo de risco. Tanto crianças, que podem pegar com as mães, como adultos e idosos. Toda gestante deve exigir a checagem no seu pré-natal”, enfatiza François Figueiroa, coordenador do programa estadual DST / Aids.

Em Pernambuco, é no Recife onde está a maior parte dos infectados pelo vírus do HIV: 40%, ou 8.115 pessoas. No interior, estão 30% dos casos. Os outros 30% são na Região Metropolitana. As cidades com maior número de pessoas contaminadas são Jaboatão, com 2.512 casos, Olinda, com 1598. No interior, Caruaru, no Agreste, com 692, e Petrolina no Sertão, com 320 casos.

A contaminação é maior entre os jovens a partir de 20 anos e adulto com até 49 anos. Mas uma nova faixa etária, a dos idosos, está se infectando. O número de casos cresce a cada ano. No Recife, são 223 notificados, de 1988 a julho de 2014.

Os homens são os mais atingidos pela doença, 65%. Mas o número de mulheres com Aids também  está crescendo. Em 1987, quando começou a pesquisa com mulheres, a proporção era de 14 homens para uma mulher com Aids. Hoje, a cada dois homens, há uma mulher infectada, totalizando 7.109 casos.

Em Pernambuco há uma rede de unidades de saúde onde são feitos exames, diagnóstico e tratamento da doença. No Centro de Aconselhamento e Testagem, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, também é feito um trabalho de prevenção da Aids

Na Policlínica Gouveia de Barros, por mês, são confirmados, em média, dez casos de Aids. Geralmente, as pessoas chegam com outra doenças, as chamadas infecções oportunistas, quando recebem o diagnóstico de HIV. “A tuberculose é a primeira causa de morte nos pacientes com HIV/Aids. É uma doença secundária”, afirma a biomédica Andrea Lima.

O teste rápido é feito na hora, e o resultado sai no máximo, em quarenta minutos. Quando o diagnóstico dá positivo para o HIV, a pessoa é encaminhada para acompanhamento e tratamento.

Brasil
A tendência de aumento das novas infecções por HIV no Brasil veio à tona recentemente com a divulgação de um relatório da Unaids, programa da Nações Unidas sobre a doença. O levantamento constatou que, globalmente, o número anual de novos casos caiu 27,5% entre 2005 e 2013, enquanto para o Brasil foi apontado um crescimento de 11,8%. Dados consolidados pelo Ministério da Saúde, por sua vez, indicam aumento de 9% entre 2002 e 2012.

Fonte: G1pe

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.