Sites de compras coletivas aumentam preços reais para que descontos pareçam maiores
Os sites de compras coletivas viraram febre no ano passado e até hoje fazem sucesso entre os consumidores. Os descontos oferecidos em produtos e serviços são a grande sacada que fazem deles um ótimo negócio. O site Thumbtack, especializado em ofertas de serviços nos EUA, analisou promoções publicadas em alguns destes sites, especificamente no Groupon e no LivingSocial e constatou que muitos portais inflam os preços originais para que os descontos pareçam maiores.
Para chegar a esta conclusão, a equipe do Thumbtack analisou 5 promoções de cada um deles. A equipe ligava para os anunciantes e perguntava o valor do produto ou serviço como se não soubesse da promoção. Na maioria dos casos, o preço real era bem menor que o preço real informado nas ofertas de compra coletiva.
Uma das ofertas analisadas, dizia respeito à um serviço de faxina que na promoção publicada no Groupon custava 49 dólares. O preço oficial, segundo a oferta, era de 150 dólares. Porém, ao ligar para a empresa a equipe do Thumbtack descobriu que o preço na realidade era de 80 dólares ou seja, na realidade o desconto é de menos de 50%, mas pelo Groupon ele era de 67%.
Apesar da revelação, vale a pena lembrar que o site responsável pela pequisa, o Thumbtack, é de certa forma concorrente dos portais analisados. Mesmo assim, é bem provável que a prática de inflar preços seja comum em qualquer site de compras coletivas, inclusive os brasileiros.
Fonte: Ceviu Blog
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário