Crise econômica bate à porta

imagesUm ano perdido para a indústria, nível recorde de brasileiros inadimplentes, geração de empregos formais em queda, PIB quase insignificante, juros altos e comércio amargando perdas. Cada dia m índice macroeconômico reocupante é divulgado pelos órgãos de pesquisa. Segundo economistas, ainda não podemos carimbar a palavra crise no documento de identidade da economia brasileira. Mas, essa enxurrada de más notícias acende todos os sinais amarelos possíveis.

“Estamos vivendo uma pré-recessão”, informa o professor do Departamento de Economia da UFPE, João Lima. “Para falar em crise precisávamos e um cenário com um desemprego alto, o que não acontece. Mas existem pontos na economia que todos os analisas avaliam como preocupantes”, completa o coordenador o curso de economia da Unicap, José Alexandre Ferreira.


Na hora de apontar o índice que mais influencia negativamente a economia, os especialistas se dividem. Alguns creditam que a inflação no teto da meta, que é de 6,5%, é em preocupante, já que alguns preços ainda devem sofrer aumentos significativos como o dos combustíveis e da energia elétrica. Outros dizem que a crise na indústria é onde está o maior problema. “Uma produção industrial estagnada é um situação gravíssima. A indústria não está conseguindo se recuperar esmo neste período do ano que é sempre de retomada”, argumenta Lima.

Na última terça-feira, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson de Andrade, disse que o setor “vive um dos piores momentos da história” que o ano “está perdido”. As dificuldades atingem o segmento como um todo, mas não mais sentidas por empresas de alguns ramos como o automotivo e a construção civil. Outro setor preocupante o da produção de embalagens, que serve de termômetro por ser fornecedor do restante da indústria.

Em Pernambuco, a situação melhor porque, mesmo com desmobilização de grandes canteiros de obras como o da refinaria, a indústria naval já começou a mostrar resultados e Estado vai ganhar novos polos como o farmacoquímico, o vidreiro e o automobilístico. “Nesse campo, Pernambuco não deve ter problemas até o final desta década”, informa o sócio-diretor da Ceplan Consultoria Valdeci Monteiro. Por outro lado, o comércio, sobretudo o de rua, nãoanda bem das pernas. Vendas menores que o esperado, excesso de feriados com a Copa do Mundo e até a greve dos rodoviários fizeram com que as perspectivas para o setor ficassem pessimistas.

Os lojistas informaram que se a situação não melhorar, as contratações de fim de ano devem ser menores que no ano passado. Nem mesmo o pacote anunciado pelo Governo para impulsionar a economia – a partir da facilitação da compra da casa própria e maior concessão de crédito – anima os analistas. Tanto economistas quanto membros do segmento imobiliário consideram que as são medidas eleitoreiras e não devem surtir os efeitos prometidos.

Fonte: Folhape

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.