Dunga troca a carranca pelo sorriso discreto na seleção

f12889a0c9c0f25d018c5bef6e5f1bd0A torcedora brasileira fez a pergunta com medo. Já estava preparada para receber um “não” e por isso nem esticou o braço com a câmera. Esperou. O seu sorriso se abriu, mais de surpresa do que de satisfação, quando recebeu outra pergunta como resposta ao seu pedido. “Só uma?”. Quem disse o simpático “só uma” foi o técnico Dunga, que até sorriu na hora do clique. Foi o jeito Dunga de sorrir só com o canto dos lábios, mas foi um bom começo. Acenou com a cabeça e deixou o hotel Mandarim Miami em direção ao ônibus para comandar o seu primeiro treinamento de sua segunda passagem pela seleção brasileira. Esse Dunga de agora não é o mesmo de antes.

A cena, embora banal e corriqueira, é emblemática no caso de Dunga. Ele tem se esforçado bastante para apagar a impressão de ranzinza, mau humorado, brigão e durão da primeira passagem pela seleção. Na primeira semana em Miami, ele passou no teste de simpatia. Teve poucas recaídas autoritárias.

Mas com Dunga é melhor ir com calma, recomendam os funcionários mais antigos da CBF, que acompanharam as 60 partidas do primeiro ciclo. Dizem que é melhor esperar até a Copa América, a primeira competição oficial da seleção, no mês de junho do ano que vem.

Por enquanto, é tudo lua de mel, foi essa a expressão que um dos jogadores utilizou. “Estamos conhecendo os jogadores e eles devem ficar à vontade”, afirmou o próprio treinador. “Ele está mais experiente. Acho que ele sofreu muito com a derrota na Copa de 2010 e isso deixa a pessoa diferente”, avaliou o lateral-esquerdo Filipe Luís.

Esse tom diplomático se estende também à comissão técnica. Nos treinos, ele conversa muito com o auxiliar Andrey Lopes, seu braço direito, e também com Mauro Silva, assistente para os dois primeiros amistosos, como se estivesse trocando figurinhas. Ele fala e ouve. Volta e meia, gosta de bater bola com os dois, mostrando descontração. Ri da própria ferrugem quando a bola cai.

Quando escolheu Neymar como novo capitão, fez questão de dar a notícia ao craque do Barcelona ao lado do coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi. Decisão conjunta.

A relação com a imprensa, o calcanhar de Aquiles de sua primeira passagem, quando chegou a dizer palavrões na sala de conferência para um jornalista da Rede Globo, tem sido cordial e respeitosa. Não há grandes demonstrações de carinho, mas ele não dá patadas como fazia em 2010. Ele só encrencou com as entrevistas individuais. Não proibiu, mas nem jogadores nem a comissão técnica tiveram tête-à-tête com os jornalistas. O mesmo se aplica ao uso das redes sociais. Ele não vetou, mas apenas seis dos 21 jogadores postaram fotos na rede. Sua fama já está feita.

PAIZÃO 
– A estilista Gabriela Verri, filha do técnico da seleção brasileira, estranha quando as pessoas falam em mudança de comportamento do pai. “Em casa, meu pai sempre foi muito brincalhão e sempre procurou unir a família em torno dele. Sempre que ele está em Porto Alegre, a gente se reúne. Somos muito unidos”, disse.

Dunga foi maior incentivador do negócio de Gabriela, que inclui uma linha de roupas femininas e vestidos sob medida. “Ele estará no lançamento da minha coleção de verão”, disse. Provavelmente só os resultados da seleção vão definir o quanto vai durar o verão de Dunga na seleção brasileira.

Fonte: Estadão Conteúdo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.