Fifa cede e Copa de 2022 deve ter data alternativa

poPela primeira vez, a Copa do Mundo será disputada fora de seu período tradicional em meados do ano. A Fifa propõe mudar a data da Copa de 2022 no Catar para evitar o verão no país árabe. Nesta segunda-feira, em Zurique, a entidade apresentou duas opções de datas alternativas para o evento cercado por polêmicas. As datas oferecidas seriam janeiro-fevereiro de 2022 ou novembro-dezembro do mesmo ano.

Tradicionalmente, a Copa ocorre nos meses de junho e julho. Mas a Fifa criou uma escândalo quando deu a organização do evento ao Catar, depois que o Comitê Olímpico Internacional havia recusado a candidatura de Doha para os Jogos Olímpicos indicando que seria impossível disputar eventos esportivos no verão, entre os meses de junho e agosto no hemisfério norte.

Os cartolas da Fifa, entre eles Ricardo Teixeira, optaram por ignorar o clima e elegeram o Catar para sediar a Copa que tradicionalmente ocorre em meados do ano. Mas a pressão de jogadores e mesmo da opinião pública forçou a Fifa a rever o calendário. Nesta segunda-feira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter esteve com demais cartolas, entre eles o CEO do Comitê Organizador Local de 2022, Hassan Al Thawadi, além de presidentes de clubes e de associações nacionais.

O grupo recebeu do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, documentos sugerindo a mudança da Copa para o inverno do hemisfério norte. Duas datas foram sugeridas: janeiro e fevereiro de 2022 ou novembro e dezembro. Valcke deixou claro que a Copa precisa acontecer no ano de 2022, e não poderia envolver nem dias em 2021 ou 2023.

A proposta, porém, obriga a Fifa a realizar uma mudança no calendário internacional entre 2018 e 2024. Clubes europeus temem ver torneios como a Liga dos Campeões seriamente afetada pelo Mundial, que obrigaria o Velho Continente a rever a agenda de seu evento mais lucrativo.

Mas não é apenas o mundo do futebol que se queixa. As federações de esportes de inverno não querem o futebol competindo com os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. O argumento desse grupo é bastante explícito: não há como esquiar no verão e o inverno é o único momento possível para realizar os eventos.

Uma nova reunião está marcada para novembro de 2014, quando os diferentes grupos vão apresentar dados sobre como essa nova agenda poderia afetar suas competições. Em fevereiro de 2015, mais uma reunião seria convocada, na esperança de bater o martelo na data final.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.