Câmara diz que Brasil passou por apagão de médicos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Em sabatina promovida pela Rádio Folha FM 96,7, o candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), apresentou suas propostas para a área da saúde, como o Hospital Geral do Sertão, além da contratação de 5 mil profissionais de saúde e mais 1.500 médicos, via concurso. Além disso, o socialista não poupou críticas ao Governo Federal e disse que o Brasil passou por um apagão na questão dos planejamentos de cursos médicos.
“Na década de 80, nós tínhamos 470 vagas nas faculdades em Pernambuco, em 2008 esse número passou para 290 vagas, precisou da intervenção do então ex-governador Eduardo Campos para que fossem abertos novos cursos”, afirmou. Na entrevista, o postulante ainda tratou de temas como transporte público, saneamento e campanha. Confira, abaixo, trechos da entrevista:
INCÊNDIO EM COMITÊ ADVERSÁRIO
“Cabe a investigação, a investigação foi pedida. Os nossos adversários são marcados pelas contradições, ao longo dessa campanha, uma hora dizem uma coisa, outra hora dizem outra coisa. Falaram e divulgaram que iam fazer uma campanha limpa, que iam tirar os cavaletes, e voltaram já os cavaletes e as bandeiras. Uma hora falam bem de Eduardo (Campos), outra hora falam mal. É muita contradição, nossos adversários estão desesperados pelos resultados das últimas pesquisas e a cada ponto que eles perdem parece que perdem também um pouco de razão, um pouco de serenidade na condução desse processo”.
CAMPANHA
“As propostas vão continuar estando presentes em todos os nossos atos, nos nossos programas eleitorais. Agora, Pernambuco vai precisar saber também quem são os candidatos, quais são as propostas desses candidatos, é preciso fazer comparação na hora de escolher o destino de quem vai governar Pernambuco. É preciso saber quem tem experiência na gestão pública e quem não tem, quem tem um time, quem tem pessoas comprometidas com esse caminho que Pernambuco está trilhando, o caminho do desenvolvimento e da geração de emprego. De nossa parte vai ser uma campanha limpa como sempre nos propusemos a fazer, uma campanha onde se discute o futuro de Pernambuco”.
ÁGUA E SANEAMENTO
“Obras estruturadoras estão sendo feitas em parceria com o Governo Federal, como a adutora do Agreste. Agora tem obras que precisam ser retomadas no ritmo certo, como é a transposição do rio São Francisco, que vai fazer com que o abastecimento de água do Sertão uma maior periodicidade, uma maior qualidade. Temos que tirar do papel o canal do Sertão, para que o Sertão do Araripe e o Sertão do São Francisco tenham também condições de resolver o problema de abastecimento de água. Em relação ao saneamento, já está sendo feita uma parceria público privada na Região Metropolitana, para a gente ter 100% de saneamento na região nos próximos dez anos. Eu vou continuar investindo como governador para sanear o Interior do Estado, chegando a patamares compatíveis, entre 80% a 100%, se for possível”.
PPP
“É uma possibilidade de investimento no nosso Estado, vamos analisar os projetos, as intenções dos parceiros privados e se for bom pro Estado, se for bom para a população, vamos dar prosseguimento sim a fazer PPPs, e que elas possam surtir o efeito necessário. No caso de Itaquitinga (construção do presídio) tivemos problemas com o parceiro privado, que não teve a capacidade do investimento necessário, não executou, isso resultou na paralisação das obras, o Governo do Estado já está tomando as providências que o contrato já prevê para a resolução da questão. A gente espera que já tenham encaminhamentos esse ano, se não tiver, como governador de Pernambuco eu vou tratar como uma questão prioritária. Vamos buscar aperfeiçoar o modelo, é um modelo que vem dando certo no Brasil e em Pernambuco”.
PROMESSA
“No caso da educação, especificamente, o professor ganhava em janeiro de 2007 R$ 739, hoje ganha em média R$ 2 mil reais, ou seja, nós quase triplicamos o valor do salário do professor. Então, eu sei que é possível dobrar agora nos próximos quatro anos. Eu conheço a máquina pública, eu sei como economizar o gasto ruim e transformar em despesa boa. A educação avançou muito em Pernambuco, os dados do IDEB mostram isso, eu vou ter a oportunidade agora de fazer com que todo aluno da rede estadual de ensino tenha sua vaga garantida na escola de tempo integral. Eu vou fazer parcerias com os municípios, para que cada município tenha também escolas de tempo integral municipal, para cuidar desde a primeira infância”.
SAÚDE
“Precisamos ter um hospital geral do Sertão, para termos um hospital de referência naquela região. Precisamos ter uma rede de hospitais da mulher, porque o parto de risco ainda é muito constante em todas as regiões do Estado, a gente precisa ter unidades mais próximas dos municípios para esse tipo de parto. Então vamos ter o Hospital da Mulher de Petrolina, vamos reformular o Hospital Agamenon Magalhães de Serra Talhada, para que ele seja um hospital da mulher. Vamos continuar o Hospital Mestre Dominguinhos, que já foi anunciado por Eduardo Campos e que João Lyra (Neto) já está tomando providências para a licitação. É fundamental também ter um hospital de referência na região Agreste meridional, em Garanhuns. E vamos fazer na Região Metropolitana o Hospital Geral de Cirurgia, porque as nossas emergências e urgências estão abarrotadas de pessoas com acidentes do trauma, acidentes de moto, acidentes de carro. O nosso governo prevê também a contratação de 5 mil profissionais de saúde e mais 1.500 médicos, via concurso, para complementar também o número de médicos das novas unidades. O Brasil passou por um apagão na questão dos planejamentos de cursos médicos. Na década de 80 nós tínhamos 470 vagas nas faculdades em Pernambuco, em 2008 esse número passou para 290 vagas, precisou da intervenção do então ex-governador Eduardo Campos para que fossem abertos novos cursos. E foi aberto curso em Serra Talhada, em Garanhuns, a Universidade Federal de Petrolina, e hoje nós temos mais de 700 estudantes formados ou estudando em cursos de medicina”.
SEGURANÇA PÚBLICA
“O Pacto pela Vida é uma política que, conceitualmente adequada, vai continuar no nosso governo, agora sabemos que vamos precisar ter mais policiais, mais equipamentos, investir mais na inteligência policial, o uso de vídeos de câmeras de monitoramento. Os salários vão ser pactuados dentro dos processos de negociação que sempre envolveu as categorias”.
TRANSPORTE PÚBLICO
“O BRT, os corredores exclusivos, é uma clara opção para uma melhoria de transporte público de passageiros, vamos continuar investindo nesse veículo, dentro de novas linhas como na BR-101. Mas o VLT vai estar presente também, em opções que já estamos estudando, como na Avenida Norte. Outros projetos estão sendo vistos em outras regiões, para que a gente possa também ter essa possibilidade de ter BRT e VLT. Nós estamos inserindo também dentro desse formato o bilhete único, que busca justamente as pessoas não precisarem ir pros terminais, os terminais são necessários para dar mais opções e para a operação dos ônibus, mas as pessoas vão poder pagar uma passagem com o bilhete único e pegar quantos ônibus quiser, em qualquer parada de ônibus. Vamos investir também na navegabilidade do rio Capibaribe, vamos precisar investir em alternativas de ciclovias”.
RECURSOS
“Vamos buscar apoio do Governo Federal, vamos buscar apoio dos organismos internacionais e fazer o que a gente sempre fez, economizar, transformar o gasto ruim em despesa boa que é o investimento. Nós fizemos isso durante oito anos e fizemos com competência. Nós não priorizamos nada e não deixamos de fazer por falta de dinheiro, não. O que é priorizado é porque a gente sabe onde buscar o dinheiro, onde vai estar o dinheiro e como vai ser feito. Isso é a forma de governar moderna, da nova política, com gestão e com experiência”.
Fonte: Blog da Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário