Fruticultura já teme o pior

poA água do Rio São Francisco faz do Sertão abundante, quando dá à terra seca a possibilidade da irrigação. Torna o solo arenoso em terreno fértil para a produção da fruticultura. O Vale do São Francisco, mais especificamente Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), é a prova disso. Porém, de forma lastimável, a nascente do Velho Chico está com sede, depois que a pior estiagem já enfrentada no Sudeste fez desaparecer seu principal olho d’água, que inicia em São Roque, no estado de Minas Gerais. Por causa disso, o cenário de bons frutos pode mudar. Se São Pedro não mandar a tão aclamada chuva, esses perímetros irrigados irão sofrer com os impactos dessa morte anunciada.

São 2,2 milhões de hectares de frutas, sobretudo manga e uva, dependentes da vazão do Reservatório de Sobradinho para continuarem produtivos. São mais de três mil produtores que atuam em projetos irrigados sem saber o que os próximos meses escondem, caso o escoamento da barragem baixe dos atuais 1,1 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). “É uma situação extremamente preocupante, pois dependemos do nível da vazão. Se não houver chuva, é certo que poderemos ser afetados”, alertou o presidente da Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto.

Na visão do empresário, a situação chegou ao extremo, pois faltou sensibilidade do governo em aplicar políticas permanentes de preservação da bacia. “Faltou o trabalho de eficiência do uso da água, principalmente no que se refere à energia. Houve incentivo ao aumento do consumo, mas não se teve preocupação permanente com o rio”, criticou Gualberto. Ontem, o fiscal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Lourenço Lemos da Silva, visitou a nascente do Rio São Francisco. De acordo com ele, os pequenos afluentes que a formam já deixaram de existir.

Com o panorama alarmante – nunca visto na história do Velho Chico – o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) sugere a necessidade urgente da promoção do uso racional da água, antes que ela se acabe por completo. Além disso, o CBHSF defende que a situação sirva de alerta para o início de mudanças no modelo da matriz energética do rio.

Segundo o presidente da Valexport, o consumo de água irrigada no Vale do São Francisco é inexpressivo quando comparada ao uso para a geração de energia. “O Brasil já deveria estar discutindo outras formas de energia”, concordou José Gualberto.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.