Pernambuco adia início de 2ª fase de vacinação contra febre aftosa
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O início da 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa, programada para o dia 1º de novembro, foi adiada em Pernambuco e mais três estados do Nordeste, seguindo uma recomendação do Departamento de Saúde Animal (DAS). O objetivo é viabilizar o processo de seleção e inspeção nas propriedades, buscando aumentar a zona livre da doença.
A partir do dia 14 de novembro, os criadores devem iniciar a vacinação do rebanho, segundo a gerente da Regional da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Maria do Carmo Freitas. “Nós estamos no processo querendo passar para zona de baixo risco, livre da febre aftosa com a vacina. Algumas propriedades serão sorteadas para fazer a sorologia e esse adiamento é para que a gente possa receber a relação destes locais, que só iniciarão a campanha depois”, disse.
A 2ª etapa da campanha segue até o dia 15 de dezembro. A partir do dia 15 até 30 de dezembro é o período de apresentação dos comprovantes da vacina no escritório da Adagro. “O criador tem que vacinar e fazer essa prestação de contas, porque senão ele é prejudicado e também dificulta a obtenção de certificados para o estado”, declarou. Serão disponibilizadas 16 mil doses para as áreas de risco, assentamentos, regiões quilombolas encontradas nos seis municípios.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário