A única opção do PSB

poO PSB anuncia nesta quarta-feira a sua posição no segundo turno da disputa presidencial, mas a ala pernambucana da legenda já está pronta para defender o nome do tucano Aécio Neves (PSDB) na nova etapa. Em reserva, para evitar demonstrações de falta de unidade no caso de a nacional optar por outro caminho, como a independência, por exemplo, eles têm um repertório completo de motivos para apoiar o tucano.

O principal deles se refere às relações esgarçadas com o PT desde 2012, quando os socialistas decidiram lançar candidato à Prefeitura do Recife, peitando os petistas e seus 12 anos da gestão municipal. Foi o ponto de partida para o fim de uma relação que nunca foi harmoniosa, mas que vinha sobrevivendo desde 2006.

E a lista de motivos para o apoio ao tucano continua, demonstrando ressentimentos ainda latentes. Relembram, por exemplo, da carta que o PT divulgou no seu Facebook, em janeiro passado, na qual classificaram Eduardo Campos de “playboy mimado” e que “vendeu a alma à oposição”. “Há condições de apoiar depois disso?”, dispara integrante do PSB com mandato.

Face: PT dispara a mais dura crítica contra Eduardo

Um outro membro da sigla argumenta que, com a morte de Eduardo, os adversários na eleição estadual deram um tratamento por vezes desrespeitoso à memória do ex-governador e, também, com a família do líder socialista, que entrou na campanha de Paulo Câmara. Ao passo que o tucano, em sua primeira entrevista após o primeiro turno, fez referência ao ex-governador na primeira frase que pronunciou.

Mas é no campo político que residem os maiores motivos para o partido desembarcar na candidatura de Aécio. Durante toda a campanha, os candidatos socialistas adotaram o discurso de que, ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT), estava o time de Renan Calheiros, José Sarney, Fernando Collor, representantes da “velha política”, tão combatida pelo PSB.

No caso da disputa estadual, ainda montaram todo o discurso baseado na premissa de que o País parou nos últimos três anos. E talvez seja nesse discurso administrativo que resida a decisão do PSB local. Com a reeleição de Dilma, e com o confronto escancarado entre os partidos, as torneiras para Pernambuco poderiam ser fechadas ainda mais.

Ao passo que, com Aécio, ainda há a possibilidade de retomada das parcerias entre Governo do Estado e Federal. Mesmo que não seja garantido.

Diante de tudo isso seria difícil passar uma borracha e levantar a bandeira de Dilma. E é isso que os socialistas externam em conversas sob anonimato, o apoio a Aécio. Por certo, independente da decisão do partido, dificilmente eles farão movimento contrário ao que já defendem.

Fonte: Blog da Folha

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.