Número de mortos em enchentes na Tailândia ultrapassa 500
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
As autoridades da Tailândia informaram que o número de pessoas mortas nas enchentes que devastaram o norte do país ultrapassou 500.
O tempo parece ter melhorado e as águas começam a recuar na região, mas o Departamento de Prevenção e Mitigação informou neste domingo que 506 pessoas morreram desde julho.
Grandes partes da capital, Bangcoc, também estão inundadas e há o temor de que o centro da cidade ainda seja mais atingido pelas águas.
O governo anunciou um plano de US$ 4 bilhões (quase R$ 7 bilhões) para recuperar o país.
A primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, afirmou que o dinheiro será usado para reconstruir casas, empresas e recuperar a economia.
“O trabalho deve ser feito em 45 dias, pois as pessoas já sofreram por muito tempo”, teria dito a primeira-ministra segundo o jornal The Bangkok Post.
“Admito que a tarefa me deixou exausta, mas não desistirei”, acrescentou Shinawatra, pedindo a comprensão do público.
As autoridades do país foram criticadas devido ao que o público achou ser uma reação muito lenta à inundação e por dar orientações divergentes sobre a evacuação das áreas afetadas.
Capital
Rachel Harvey, correspondente da BBC em Bangcoc, afirmou que há dúvidas quanto à capacidade das autoridades de proteger a capital.
A cidade, cortada por rios e canais, há semanas está ameaçada em um momento em que as águas das inundações se dirigem para o mar.
Não foram registradas mortes em Bangcoc, mas um quinto da cidade está inundado e dezenas de milhares de moradores, de oito dos 50 distritos de Bangcoc, receberam orientações para deixar suas casas.
E também há a crescente preocupação com problemas de saúde, devido a grande quantidade de água poluída que invadiu a cidade e está na altura do peito dos moradores em algumas áreas.
As águas também chegaram ao mercado Chatuchak, um grande shopping center a céu aberto e uma atração turística de Bangcoc. Muitos dos milhares de lojistas seguiram a orientação do governo e fecharam suas lojas temporariamente.
O segundo aeroporto da capital, Don Muang, está inundado. Mas o principal aeroporto internacional, de Suvarnabhumi e o sistema de transporte público continuam funcionando.
Fonte: BBC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário