Recife inicia vacinação contra coqueluche nesta segunda-feira
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A vacina dTpa – contra difteria, tétano e pertussis (coqueluche) – passa a fazer parte do Calendário Nacional de Imunização das gestantes a partir desta segunda-feira (3). As mulheres grávidas que estão entre a 27ª e a 36ª semana de gestação podem tomar a dose em todas as unidades de saúde da Rede Municipal do Recife, incluindo Upinhas 24h, Upinhas Dia, policlínicas e maternidades.
Neste mês, estarão disponíveis cerca de 5 mil doses da dTpa. O objetivo da vacina é diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos por oferecer proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida, com a passagem dos anticorpos maternos para o bebê por meio da placenta.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, explica que, antes, as gestantes apenas tomavam a dT, que protege contra o tétano e a difteria. “Estão acontecendo muitos casos de coqueluche em bebês e crianças menores de um ano e isso é muito grave, a doença pode levar a óbito. Por conta desses casos, o Ministério da Saúde está colocando no calendário das gestantes”, explica.
Não há contraindicação para a vacinação. Se a mulher grávida já tomou alguma dose de dTpa em algum momento da vida, só é necessário tomar o reforço. “Se ela nunca tomou, são duas doses da dT e uma da dTpa, com intervalo mínimo de 30 dias”, acrescenta Azoubel.
A dTpa só estava no calendário de vacinação das crianças de até sete anos de idade. “Não existia para adultos, nem para crianças maiores. Agora, no calendário das gestantes, a vacina protege a mãe e o bebê até o sexto ano de vida”, afirma a coordenadora. Mesmo que a mãe tenha se vacinado, o bebê ainda precisa tomar as três doses previstas no calendário – no segundo, quarto e sexto mês.
A Secretaria de Saúde do Recife espera imunizar cerca de 22 mil gestantes, além de profissionais de saúde que atendem recém-nascidos nas maternidades e nas Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatais.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário