Candidatos do Enem em São Paulo alternam entre o nervosismo e a confiança

POA abertura dos portões para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) causou nervosismo na estudante Lídia Souza, 24 anos. “Não estava nervosa até agora há pouco, mas foi só ver o portão que já mudou”, contou a jovem que pensa em cursar psicologia.

Na porta da Universidade Nove de Julho (Uninove), na zona oeste paulistana, ela contou que estava apreensiva com as questões de biologia e com a redação. “Tem um tempo que estou sem estudar”, admitiu Lídia, que é formada em administração.

Caso não consiga nota suficiente para ingressar em uma universidade pública ou particular, pelos programas de financiamento estudantil, ela pretende usar a experiência como preparação para prestar concursos públicos.

Mais confiante, Camila Apolinário, 19 anos, disse que está há dois anos estudando intensivamente para o exame. “Estudei muito. Agora, é gabaritar”, brincou a jovem que quer cursar medicina. “Sonho com isso desde criancinha, agora vou realizar”, destacou a estudante que pretende cuidar de crianças com câncer. “É uma área que acho meio escassa de médicos. E eu acho lindo”, completou.

Ao seu lado, a amiga Marcela Rezende, 19 anos, também vem fazendo esforços para conseguir ingressar no curso de arquitetura. “Ano passado a gente não estudou muito”, disse, incluindo Camila na confissão. “Mas este ano, eu não vivi. Dedicação total”, ressaltou a jovem que quer conquistar uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “O Rio é maravilhoso”, disse ao explicar as razões da escolha, além da tradição da instituição.

O supervisor Antonio Sérgio dos Santos, 48 anos, vai fazer o Enem para para tentar obter o certificado de conclusão do ensino médio. “Depois quero fazer a faculdade de direito, um grande sonho meu”, contou.

Alguns sonhos, no entanto, acabaram barrados no portão, fechado pontualmente às 13h. Foi o caso de Lucas Afonso de Souza, 17 anos. “Agora só esperar o ano que vem. Mas eu não vou desistir, porque a vida é assim mesmo: a gente perde e conquista novamente”, declarou o rapaz que, apesar de morar próximo ao local da prova, no bairro do Limão (zona norte), não conseguiu sair com a antecedência necessária. “Fui cortar o cabelo e por isso acabei perdendo a hora”, explicou.

#CaiunoEnem: A partir das 20h30, as Rádios e o Portal EBC transmitem um programa ao vivo com a correção da provas do Enem. Professores estarão nos estúdios, em Brasília, para comentar as questões do exame. O programa #CaiunoEnem será transmitido pelas rádios MEC AM do Rio de Janeiro, Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e pelo Portal EBC.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.