Salgueiro pode ser sede gestora da Transposição do São Francisco
O município de Salgueiro pode receber a sede do que será a gestão de todo o abastecimento da água do projeto de Integração do Rio São Francisco. Segundo o ministro da integração, Fernando Bezerra Coelho, o centro de operações será resultado de um consórcio público-privado com 51% de participação da Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf) e 49% de participação das empresas dos estados do Ceará, de Pernambuco e da Paraíba. “Ainda está em discussão na Casa Civil, mas a partir de dezembro deste ano, 30 engenheiros serão trazidos de Brasília para atuar no estudo do projeto”, destacou.
Também está em discussão a possibilidade de a Transposição receber um Eixo Sul. “A Bahia quer a água do São Francisco para atender as áreas de semiárido do estado. Ainda é análise, nada está definido, mas o edital de licitação para o estudo sai ainda este ano e está no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2)”.
O custo da obra chega a quase R$ 7 bilhões depois de alguns reajustes em seu preço original, além dos aditivos que agregaram valores ao total do orçamento. Atualmente, o estágio da Transposição encontra-se 71% concluído no eixo leste e 41% no Eixo Norte. Dos 16 lotes do projeto, 14 são geridos por empresas privadas e dois sob gestão do exército. As informações são da Folha de Pernambuco.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário