Papa demite comandante da Guarda Suíça por autoritarismo

poO papa Francisco demitiu o comandante da Guarda Suíça encarregado de velar pela segurança do Vaticano por ser muito autoritário e rígido, indicou nesta quarta-feira (3) a imprensa italiana.

O jornal oficial da Santa Sé, L’Osservatore Romano, anunciou sem maiores explicações que o coronel Daniel Rudolf Anrig, comandante do corpo pontifício Guarda Suíça, concluirá seu serviço em 31 de janeiro de 2015, ou seja, dois meses antes do fim de seu mandato de cinco anos.

Segundo a agência especializada em notícias religiosas I.Media, o coronel será substituído pelo atual vice-comandante, Christoph Graf, com uma reputação de pessoa afável. O comandante Anrig foi nomeado em 2008 por Bento XVI e comandava o pequeno exército do Papa, formado há 500 anos e com cerca de 100 soldados.Reconhecidos e apreciados em todo o mundo por seus chamativos uniformes renascentistas de faixas nas cores azul, amarelo e vermelho, que segundo a lenda foram desenhados pelo famoso mestre renascentista Michelangelo Buonarroti, a Guarda Suíça do Papa é composta por homens, todos cidadãos suíços católicos, a maioria de língua alemã.

Armados apenas com alabardas, os soldados do Papa estão encarregados da vigilância e da ordem do pequeno território do Vaticano, de pouco mais de 44 hectares, garantindo a segurança do Sumo Pontífice, além de ajudar diariamente os turistas e peregrinos que visitam seus jardins, museus e a Basílica de São Pedro.

Este “pequeno exército de grandes ideais”, como foi chamado pelo pontífice, é, acima de tudo, um exército de jovens. Não é suficiente ser suíço para entrar na Guarda Suíça, já que além disso é preciso ser solteiro, ter entre 19 e 30 anos, medir ao menos 1,74 m, ser católico romano e ter uma reputação ilibada, sem esquecer certos conhecimentos de artes marciais.

As rígidas regras deste histórico corpo surpreenderam o Papa argentino, que costuma conversar com seus integrantes e chegou inclusive a convidar um deles a quebrar as ordens pedindo que descanssase depois de descobrir que havia passado a noite inteira de pé.

“É o fim de uma ditadura”, confessou um guarda depois de ser informado da saída de Anrig. Em maio, Francisco elogiou a profissionalidade da Guarda Suíça vaticana, convocando-a a servir com gentileza e fraternidade por ocasião do aniversário do saque de Roma em 1527, quando o exército pontifício foi dizimado por defender o Papa.

“Durante sua estadia em Roma estão convocados a testemunhar sua fé com alegria e com a amabilidade do trato. Isso é muito importante para tantas pessoas que passam pela Cidade do Vaticano! Mas também é importante para os que trabalham aqui, na Santa Sé, e para mim! Sua presença é um sinal da força e da beleza do Evangelho”, afirmou Francisco durante a cerimônia.

Fonte: Ne10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.