Maratona da UPE começa amanhã
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Começa neste domingo o vestibular tradicional da Universidade de Pernambuco (UPE). Serão dois dias de provas, com 39.491 candidatos concorrendo a 2.074 vagas para os 53 cursos de graduação. A maior disputa é para Direito, com 139 feras por vaga. A primeira fase do vestibular tradicional vai ser por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, ao contrário do que aconteceu no ano passado, a redação do Enem passará a integrar a nota do concorrente. A prova acontecerá pela manhã, das 8h15 às 12h45. Os portões serão fechados, impreterivelmente, às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horário.
Na prova de amanhã e segunda-feira, serão aplicadas questões específicas, de acordo com o curso escolhido no ato de inscrição. A duração será de 4 horas e 30 minutos. Entretanto, a prova de português será aplicada a todos os inscritos. Por esse motivo, o fera precisa dominar bem a língua portuguesa, porque pode ser o diferencial para quem se inscreveu em cursos nas áreas de exatas e saúde, como a estudante Luana Santos, 17 anos, que vai tentar uma vaga em Medicina, o segundo mais concorrido do certame (92,10/ vaga). “Sem dúvidas, estudar a disciplina de português pode fazer a diferença no resultado final. Tenho distribuído bem o tempo para as matérias”, ressaltou.
O estudante Lucas Mapurunga, 18 anos, quer cursar Administração de Empresas. A ansiedade, disse, está controlada. “Tenho experiência com provas. Mas como estou no terceiro ano, ou passo ou passo”, brincou. No Enem, o fera acertou 128 das 180 questões. “Foi um resultado bom. Tenho que me preocupar com as minhas específicas”. Já o fera Apolo Vieira, 18, vai tentar engenharia civil. O aluno desde que passou o Enem desacelerou o ritmo de estudos, para não atrapalha seu desempenho no vesti bular. “Hoje, minha carga horária, além do colégio, é de duas horas por dia”, contou Vieira, que cravou 12 perguntas do Enem.
Especialistas acreditam que controlar a ansiedade é um das fórmulas fundamentai para que o candidato não seja prejudicado e obtenha um bom desempenho. A psicóloga Mariana Malheiros disse que o nervosismo costuma acontecer, principalmente quando os feras estão resolvendo as questões. “Na cabeça dos estudantes, é tudo o nada. Os professores também são ótimos orientadores na reta final, aconselhando a ler as questões atentamente, se pressa”, comentou.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário