Cuba tenta abafar novos rumores sobre saúde de Fidel

20150109232325680140oAs autoridades cubanas tentavam acalmar nesta sexta-feira os novos rumores sobre a deterioração da saúde de Fidel Castro, de 88, que não aparece em público há mais de um ano.

Vários jornais de Miami, bastião do anticastrismo, divulgaram que as autoridades cubanas convocaram uma entrevista coletiva, nesta sexta, para tratar dos rumores que circularam nas últimas 48 horas nas redes sociais.

Havana desmentiu a notícia.

“Isso é falso. Não foi convocada nenhuma coletiva de imprensa”, disse à AFP um funcionário do Centro de Imprensa Internacional (CPI), o departamento do Ministério cubano das Relações Exteriores que atende os meios de comunicação estrangeiros.

“Sempre anunciamos da mesma forma (através de um e-mail aos meios de comunicação) e nada foi enviado”, acrescentou o funcionário do CPI.

A AFP não recebeu nenhuma convocação pelos canais habituais usados pelo CPI: e-mail ou, às vezes, mensagens de texto de celulares.

Os rumores sobre a suposta deterioração da saúde do líder cubano foram estimulados depois que, na quinta-feira passada, completou-se um ano desde que ele foi visto em público pela última vez. Afastado do poder em julho de 2006, Fidel fez sua última aparição pública em 8 de janeiro de 2014, quando compareceu à inauguração da galeria do artista cubano Alexis Leyva “Kcho” – seu velho amigo – no oeste da capital.

Desde então, manifestou-se apenas algumas poucas vezes em artigos na imprensa, publicados pela imprensa oficial. As duas últimas foram em outubro.

Nos últimos meses, Fidel também recebeu líderes estrangeiros em sua casa em Havana. Em julho, ele recebeu em separado os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin. Algumas fotos imortalizaram esses encontros.

Sua ausência em meados de dezembro no momento do histórico anúncio do descongelamento das relações com os Estados Unidos e o retorno dos três agentes cubanos soltos por Washington alimentaram os rumores na ilha e no exterior sobre seu estado de saúde.

Fidel não comentou publicamente a histórica aproximação com Washington, celebrada pelo mundo inteiro, que pôs fim a mais de meio século de inimizade.

Desde que o pai da Revolução Cubana cedeu o comando a seu irmão Raúl, cinco anos mais novo, após uma cirurgia realizada em julho de 2006, seu estado de saúde foi inúmeras vezes objeto de boatos. Com as redes sociais, esses rumores ganham cada vez mais espaço.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.