Mais policiais e revistas em pontes para coibir arrastões no Bairro do Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Depois de vários domingos de desordens no Bairro do Recife, a Polícia Militar (PM) e a Prefeitura do Recife resolveram intensificar a segurança na área para impedir os arrastões e assaltos que aterrorizam os frequentadores e comerciantes do local. Após duas reuniões, nesta terça-feira (13), sendo uma na Secretaria de Defesa Social (SDS) e outra na sede do Governo Municipal, foram oficializadas as medidas emergências antecipadas pela Folha de Pernambuco. Ao invés de 100 militares atuando nos fins de semana, agora, serão 130, além de 60 agentes da Guarda Municipal e outros 20 da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Outra iniciativa adotada é a divisão do Recife Antigo em quatro quadrantes de segurança, além do bloqueio para averiguação policial nas pontes do Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Giratória.
O primeiro quadrante, que terá 30 PMs comandados por um oficial, está baseado no Marco Zero. No entanto, cobrirá as avenidas Marques de Olinda, Alfredo Lisboa e Rio Branco; ruas Vigário Tenório e Bom Jesus; e os Armazéns 12 e 14. Já a segunda área, que receberá o mesmo efetivo e o mesmo esquema de comando, assim como as outras duas, ficará sediada na rua da Moeda. Os militares desse setor ficarão responsáveis pela segurança no Cais da Alfandega; nas ruas Madre de Deus, Vigário Tenório e Tomazina; e nas travessas Tuytuy e do Amorim.
Os outros dois quadrantes terão, cada um, 20 PMs à disposição. O primeiro deles terá como base a avenida Rio Branco, mas cobrirá a avenida Marques de Olinda, a rua do Bom Jesus, a avenida Barbosa Lima e Rua da Guia. O segundo estará nas imediações da Ponte do Limoeiro e adjacências. “Ampliamos de 100 para 130 o número de militares nos finais de semana, da sexta-feira ao domingo. Trinta deles farão rondas em viaturas e o restante ficará a pé nas regiões determinadas. Faremos ainda os bloqueios nas quatro pontes que ligam a ilha do Recife a partir das 17h. Não podemos mais errar na segurança do local”, disse o comandante interino do 16º BPM, major André Ângelo.
Além dessas medidas, a PM solicitou à Prefeitura a manutenção da iluminação e o poda de algumas árvores. “Esse trabalho melhora a visualização dos tumultos tanto pelas 18 câmeras de monitoramento como pelos militares. Lembramos que pelas averiguações das pontes não passarão menores de idade desacompanhados de um adulto responsável, pessoas sem documento, portanto arma e garrafas de vidro. Vamos revistar pedestres e automóveis, sejam carros particulares, táxis ou ônibus”, disse major Ângelo. A Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) vai fiscalizar a entrada de comerciantes no bairro. “Só vão entrar os cadastrados”, assegurou Cândida Bonfim. Está proibido também o som a partir das 22h.
Outras ações
Também vão participar do mutirão de reordenamento do Bairro do Recife os militares do Corpo de Bombeiros. Para isso, a partir de hoje, bares e restaurantes passarão por fiscalizações. O trabalho, que já vem sendo feito desde outubro de 2014, será intensificado. Até agora sete estabelecimentos foram interditados e outros 15 foram notificados. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também irá endurecer os bloqueios tornando nove barreiras já existentes através de cavaletes em fixos, com a utilização de blocos de concretos. Hoje, a CTTU já proíbe a passagem de veículos, aos domingos, em mais de 15 vias do Recife Antigo, para garantir a segurança dos pedestres.
Para facilitar o acesso ao bairro, a Secretaria de Turismo disponibiliza três vans para transportar os motoristas que deixam os carros no estacionamento da Prefeitura. Os dois serviços são gratuitos. Os PMs do serviço de inteligência também estão trabalhando para identificar os grupos responsáveis pelos tumultos mostrados pela Folha. Algumas pessoas do bairro de Santo Amaro, área central da Capital, já estão sendo monitoradas pelos policiais. Integrantes de torcidas organizadas de clubes de futebol também estariam envolvidos nas confusões.
Fonte: Folhape
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)





Nenhum comentário