Até 5.000 europeus se uniram a terroristas no Oriente Médio

20150113231831865636iEntre três mil e cinco mil europeus teriam partido para se juntar a grupos terroristas em países como a Síria, revelou o diretor da Europol, Rob Wainwright, nesta terça, em Londres, acrescentando que eles podem representar uma ameaça na volta a seus países de origem.

“Estamos falando de entre 3.000 e 5.000 cidadãos da União Europeia”, declarou Wainwright, ao ser interrogado pela Comissão de Assuntos Internos do Parlamento britânico sobre o número de pessoas que deixaram a Europa para combater no Oriente Médio.

Os governos europeus temem que esses jihadistas cometam atentados ao retornarem para seus países, como aconteceu em Paris com o massacre no jornal satírico “Charlie Hebdo”, no qual um dos autores havia combatido no Iêmen.

Trata-se “de um grande número de pessoas, sobretudo, jovens, com o potencial ou a intenção de voltar e realizar atentados, como os vistos em Paris na semana passada”, completou.

“É certamente a ameaça terrorista mais séria que a Europa enfrenta desde o 11 de Setembro”, advertiu.

Segundo ele, a Europol já reuniu os nomes de 2.500 suspeitos, junto aos serviços de diferentes países da União Europeia (UE).

“O problema não afeta apenas a Síria, ou o Iraque, mas outras áreas em conflito, outras redes terroristas pelo mundo”, como a África e a Península Arábica, acrescentou.

Para Wainwright, “as redes sociais são um instrumento de recrutamento. Não apenas isso: as redes sociais são uma ferramenta de propaganda”.

A Internet é usada de forma “bem mais agressiva, bem mais imaginativa do que antes”, afirmou.

“Precisamos ter uma relação mais próxima e produtiva entre as forças de segurança e as empresas tecnológicas”, defendeu.

Os recentes atentados em Paris levaram alguns políticos britânicos e membros de agências de segurança a reivindicar mais poderes para intervir nas comunicações, o que é visto com reticências por provedores de Internet e redes sociais.

Também nesta terça-feira, em entrevista exclusiva concedida à AFP, o coordenador da luta contra o terrorismo na UE, Gilles de Kerchove, avaliou que não existe uma solução milagrosa contra o terror e estimou que “não é possível impedir um novo atentado”.

“Não há uma solução milagrosa (…) Acredito que é com prevenção, detecção e repressão que tentaremos evitar que volte a se repetir. Mas não será possível impedir 100%”, declarou.

Kerchove considerou ser “difícil dizer que se trata de uma ameaça europeia”, mas advertiu que a “ameaça segue sendo séria”.

De acordo com Kerchove, cerca de três mil europeus são considerados combatentes estrangeiros, que foram convencidos a participar de organizações fundamentalistas na Síria, ou no Iraque.

Estima-se que “30% retornaram para a UE”, segundo o especialista.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.