Flexibilidade de horário e videogame estimulam produtividade no trabalho
Promover o bem-estar, o trabalho em equipe e oferecer um ambiente agradável são estratégias adotadas por empresas para estimular a produtividade e criatividade dos funcionários. Flexibilidade de horário, períodos de lazer durante o expediente, estações de trabalho personalizadas e partidas de videogame são exemplos de ações realizadas em prol da satisfação dos colaboradores.
Para o consultor e administrador de empresas Ricardo Piovan, o investimento na qualidade do ambiente corporativo pode contribuir de forma extraordinária para a motivação dos colaboradores. “Funcionários que trabalham em ambientes diferenciados tendem a utilizar mais a parte direita do cérebro. Isso estimula a imaginação criativa, visão global, capacidade de síntese e facilidade de memorização”, explica Piovan.
O consultor acrescenta que essas medidas também podem ser benéficas para a retenção de talentos nas empresas. “Não será qualquer proposta de aumento ou de um novo cargo que vai tirar o profissional de um ambiente tão prazeroso. Afinal, um bom local de trabalho melhora o desempenho da equipe e as relações interpessoais”, afirma.
Sem perder o foco
O trabalho em um ambiente diferente e criativo estimula a produtividade, porém ele também pode criar uma série de pontos de desatenção, fazendo com que o funcionário perca o foco de algumas atividades.
“Para dar certo, o ambiente de trabalho deve, mais do que nunca, vir alinhado a um programa bem definido de metas, onde fica muito claro o que deve ser feito e em quanto tempo isto deve ser entregue”, conclui Piovan.
Fonte: Folha.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário