Rebeldes das Farc anunciam escolha de “Timoshenko” como novo líder
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta terça-feira (15) que um novo líder foi designado pelo grupo. Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como “Timoshenko” ou “Timoleón Jiménez”, ocupará o lugar de Alfonso Cano, morto em uma operação militar no último dia 4.
O comunicado divulgado pela guerrilha afirma que a escolha do novo líder “garante a continuidade do plano estratégico rumo a tomada de poder para o povo”. Divulgado pela Agência Bolivariana de Imprensa, o texto diz que a escolha foi por unanimidade.
O comunicado também faz referência a previsões de analistas que indicaram o enfraquecimento das Farc. “Esses pobres analistas e políticos medíocres, aduladores do poder, que hoje falam do desmoronamento das Farc com a morte de seu comandante, são tão ignorantes que não merecem sequer nosso desprezo”.
Timochenko, 52 anos, é membro da organização desde o início dos anos 80 e integra o secretariado das Farc desde o início dos anos 90. Acredita-se que ele coordene a região da província de Santander, na fronteira com a Venezuela.
Logo após a morte de “Alfonso Cano”, em uma operação chamada de Odisseia, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que a operação contou com a ajuda de integrantes da própria guerrilha. “A porta do diálogo com as Farc não está fechada, mas eles devem acabar com o terrorismo. Se a organização quiser um acordo, podemos conversar. Senão, seguiremos pelo caminho militar”, disse Santos.
Os rebeldes, no entanto, rejeitaram um apelo para desmobilização e prometeram continuar lutando depois da morte do comandante, ocorrida durante um ataque ao seu esconderijo na selva.
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário