Sexting: troca de imagens sensuais é cilada na web

20150221003156759677oA cena é real e aconteceu em um colégio particular da Região Metropolitana do Recife (RMR). Um professor de ensino médio pede a um aluno de 15 anos, via mensagem de WhatsApp, as fotos de uma colega de classe nua. O assunto vaza na escola e o profissional termina demitido. O sexting, prática onde adolescentes usam celulares e outros aparelhos eletrônicos para enviar fotos do corpo nu ou seminu, também pode resultar em prisão e em sofrimento psicológico na pessoa exposta.

A palavra sexting é originada da união de outros dois vocábulos em inglês: sex (sexo) e texting (envio de mensagens). O comportamento acontece principalmente entre as adolescentes. Elas podem enviar as imagens para amigos por conta própria ou serem convidadas para posar. “Uma colega minha mandou uma foto com roupas íntimas para um amigo e ele mandou para todo mundo. Ela ficou desesperada e terminou saindo do colégio. Mas conheço outra garota que postava fotos nuas no Facebook e mandava mensagens pelo WhatsApp porque gostava mesmo de se exibir”, conta uma estudante de 16 anos.

O psicólogo Carlos Brito, professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), explica que, até a década de 1990, o adolescente se exibia mais pela opinião política, pelo modo de se vestir, pelo gosto musical. “Hoje, por trás dessa construção do adolescente, há a exploração do visual – que começou no Orkut e hoje está no Facebook e WhatsApp.

Por isso essa cobrança da exposição pública do ser humano. O corpo termina entrando como elemento narcísico para se tornar conhecido. É algo que precisa ser investigado. É característica do adolescente querer ser aceito, mas hoje ele usa a exposição do corpo para tal, quando antes não era assim. É a cultura do público, que também atinge os adultos”, analisa.

A ONG Safernet alerta que o sexting pode parecer uma brincadeira inocente, mas, uma vez online, as pessoas perdem o controle da foto ou do texto publicado, já que qualquer um pode manipular as imagens e usá-las contra as vítimas. É importante que o adolescente nunca se deixe levar por pressões para produzir ou publicar imagens sensuais e procure adultos de confiança para tirar dúvidas.

O sexting está classificado como uma forma de pornografia infantil e pode resultar em prisão. A pessoa que faz a divulgação do conteúdo, se for menor de idade, pode ser punida com medida socioeducativa. No caso de ser maior de 18 anos, pode receber pena de prisão de três a seis anos, mais multa. Manter a imagem, mesmo sem compartilhá-la, resulta em pena de um a quatro anos de prisão.

12 dicas para não ser mais uma vítima

Jamais se deixe levar por pressões para produzir ou publicar imagens sensuais

Tudo o que fazemos online tem consequências também fora da Internet. Pense muito bem antes de publicar

Quando tiver dúvidas em relação aos comportamentos sexuais, procure conversar com seus pais e amigos(as) de confiança antes de se expor pela internet

Não há nada de errado em falar e discutir sobre sexualidade. O erro é não se proteger e não se informar sobre como manter relações saudáveis

Pais e educadores: Saiba que vocês não precisam ser experts em tecnologia, basta transpor a cidadania também para este novo ciber-espaço público

Proteja seus direitos sexuais e não facilite agressões

Pais: dialoguem com seus filhos. Os valores e limites de sua família precisam ser discutidos também em relação aos comportamentos online

Infelizmente não são apenas nossos amigos que podem ter acesso ao que divulgamos online

Uma vez online, perdemos completamente o controle da foto ou texto que publicamos

Atuais e futuros colegas de escola e de trabalho, parentes, inimigos, estranhos e até criminosos podem ver, copiar e manipular o que você divulga na internet

Pode parecer uma brincadeira inocente, mas expor imagens de forma sensual coloca nossa privacidade em risco

Essas fotos podem dizer muito sobre sua vida para pessoas que você nem gostaria de conhecer.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.