Nordeste lídera número de regiões metropolitanas no País
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Brasil possui, hoje, 67 regiões metropolitanas. Só no Nordeste há 27, das quais, surpreendentemente, 12 estão na Paraíba e seis em Alagoas, enquanto a Bahia – Estado mais populoso, com 14 milhões de habitantes – apenas tem duas, Pernambuco, com 9 milhões, tem só a do Recife e o Ceará – com população aproximada – tem duas.
No Sudeste há nove – cinco em São Paulo – e na região Norte há nove também. No Sul, há 20, sendo dez em Santa Catarina, oito no Paraná e duas no Rio Grande do Sul. No Norte, são nove regiões metropolitanas, três no Pará. No Centro-Oeste, só duas.
As concepções técnico-teóricas que se apresentam como pré-requisitos para a institucionalização de uma região metropolitana não foram consideradas na formação da grande maioria das 67 regiões existentes no País. Há regiões metropolitanas com menos de 200 mil habitantes.
A constituição de uma região metropolitana visa a criar condições de viabilização de sistemas de gestão para atender interesses e necessidades comuns aos seus municípios. Teoricamente, há maior chance de captação de recursos, projetos, ações e políticas públicas nas instâncias federal, estadual e municipal.
No Brasil, a migração em massa de áreas rurais para zonas urbanas – no século 20 – acabou provocando o crescimento desordenado das cidades, por falta de planejamento, e uniu as suas áreas territoriais que passaram a ser grandes centros populacionais.
Duas referências para o projeto de criação da Região Metropolitana do Agreste Central – que seria a segunda de Pernambuco – foram as propostas que instituíram as regiões de Feira de Santana, na Bahia, e de Guarabira, na Paraíba, ambas em 2011. A cidade-polo baiana, com seis municípios e 904 mil habitantes (IBGE, 2014), tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,687.
A Região Metropolitana de Feira de Santana criou seu Conselho de Desenvolvimento para coordenar as políticas públicas dos municípios que a constituem. A região tem uma área de extensão prevista para incluir mais dez municípios e concentra as rodovias federais BRs 101, 324 e 116.
A Região Metropolitana de Guarabira tem 18 municípios e população de 193 mil pessoas, grande parte busca no município-polo o atendimento às suas demandas sem que haja uma sincronização dos recursos públicos. O IDH é de 0,663.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário