CTTU reforça fiscalização
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Com o objetivo de intensificar a fiscalização de veículos e condutores que circulam pelas ruas da capital pernambucana, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) deu início esta semana à campanha Circule Legal. A operação, que mobiliza um efetivo de 18 agentes de trânsito, pretende verificar a regularidade da documentação de porte obrigatório, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
De acordo com a CTTU, a previsão é de que sejam realizadas três fiscalizações por semana em pontos estratégicos da cidade. A blitz será montada sempre em locais diferentes, com foco nos grandes corredores de circulação. A fiscalização conta com o auxílio de quatro guinchos, além de uma viatura de fiscalização móvel, que utiliza um sistema de reconhecimento ótico para leitura de placas de veículos e aponta possíveis irregularidades.
Os agentes que atuam na operação estarão em contato direto com a central de monitoramento da CTTU, que irá checar todas as informações referentes aos veículos fiscalizados. Caso sejam identificadas irregularidades na documentação do condutor ou do veículo, o carro pode ser rebocado pelo órgão e a documentação, apreendida. Além disso, quem transitar sem os documentos obrigatórios ou em situação irregular estará sujeito a multa. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê nos artigos 162, 230 e 232, multa entre leve e gravíssima para este tipo de irregularidade. Os valores variam entre R$ 53,10 e R$ 957,70 e representam de 3 a 7 pontos na CNH.
Segundo o gerente-geral de trânsito da CTTU, Agostinho Maia, a ação é uma forma de combater irregularidades no trânsito do Recife, além de conscientizar os motoristas. “Quando o condutor está circulando sem os documentos de porte obrigatório pode significar que não está comprometido com a segurança no trânsito. Há casos de atraso de taxas como o seguro obrigatório, multas vencidas ou ainda pode se tratar de um condutor que está passando por um processo de cassação da CNH”, explica.
BALANÇO
Entre terça e quinta-feira, quando teve início a campanha Circule Legal, foram realizadas 216 abordagens e 69 registros de notificações. A blitz passou pelas Avenidas Agamenon Magalhães, Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, além da Via Mangue.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário