Pesquisa mostra descuido do recifense com a visão

1Você consegue ler com perfeição todas as palavras desta matéria? Três em cada quatro recifenses não conseguem ou precisam de algum equipamento auxiliar, como óculos, para isso. A revelação é de uma pesquisa encomendada pela Associação Retina Brasil, com apoio da Bayer, realizada em sete capitais do Brasil, entre elas o Recife. Mesmo com essa quantidade de pessoas com problemas de visão, 17% dos moradores da capital pernambucana ainda esperam o surgimento de algum desconforto para procurar especialistas.

Depois dos 40 anos, toda pessoa começa a apresentar dificuldades de visão e passa a requerer óculos para ler, por exemplo. A maioria dos participantes da pesquisa tinha, entretanto, mais que 32 anos. “Quanto mais velho, maiores as alterações. Virão problemas como diabetes, degeneração macular, catarata, glaucoma e vista cansada”, explicou o especialista em retina e presidente da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco, Alexandre Ventura.Segundo ele, a primeira visita ao oftamologista deve acontecer logo após o nascimento, para o teste do olhinho. A segunda precisa ser feita até os seis a oito anos de idade. Não identificada nenhuma doença, o ideal é voltar ao consultório a cada ano e meio ou dois anos. Há uma tendência de estabilização do grau depois dos 20 anos e de início de novas alterações do grau após os 35. É quando se faz necessário o retorno anual ao oftalmologista.

Mesmo sem apresentar sintomas de qualquer doença, a visita periódica ao médico é fundamental. “O prognóstico vai depender do tempo de diagnóstico. A prevenção é sempre melhor do que tratar a doença já instalada”, ressalta Ventura.
Uma técnica pouco utilizada, mas muito recomendada é o autoexame. Sobretudo pessoas acima de 60 anos podem fechar um dos olhos ao assistir televisão, por exemplo, e verificar se há qualquer alteração de foco, coloração, etc. Pacientes diabéticos devem redobrar atenção, pois a doença fora de controle pode acarretar cegueira.

No Recife, 4% da população nunca foram ao oftalmologista e 7% das pessoas que afirmam ter algum problema ocular não sabem a causa. Enquanto isso, 37% possuem histórico familiar de doenças do gênero, sendo que o glaucoma, catarata e alterações da retina, juntos, representam 47% das enfermidades citadas.

Metade da população recorre ao Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento, mas um terço dela não consegue atendimento. “O acesso para o paciente do SUS é mais difícil, muito pela falta de médicos no serviço público”, conclui Ventura.

Sintomas ignorados
Metade dos recifenses conhece alguém que perdeu a visão na terceira idade e quase a totalidade deles não sabe o porquê. Dentre as enfermidades menos conhecidas, está a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doença degenerativa da área central da retina, com poder de acarretar perda progressiva da visão central (responsável pelo foco e nitidez). Atualmente, ela é considerada a segunda maior causa de cegueira nos países desenvolvidos entre pessoas de 45 a 64 anos.

A degeneração macular pode ser seca ou úmida, sendo a segunda a mais grave. Esse tipo deriva de um sangramento proveniente da camada média do olho que atinge a retina e o centro da visão, área responsável pela visão da leitura, fina e das cores. A pessoa então perde a percepção de cores e não consegue mais ler.

No Recife, 78% das pessoas desconhecem os sintomas de DMRI. Como a advogada Angélica Campos, 62 anos, há dois anos. Ela começou a notar pequenas falhas na visão e, de repente, os objetos ficaram desfocados. Angélica passou a precisar de lupa para ver os processos e, em seguida, teve que parar de dirigir.

“Procurei o médico achando que era um problema simples de grau. Foi uma das experiências mais difíceis da minha vida”, disse ela, diagnosticada com DMRI e em tratamento até hoje. Além do envelhecimento da população, há outros fatores que favorecem a degeneração macular, como pessoas de pele e olhos claros, tabagismo, alimentação rica em gordura e exposição solar em excesso.

Saúde Ocular no Recife
4% nunca foram ao oftalmologista
17% só vão ao médico quando têm algum incomodo
36% da população vão somente uma vez por ano

Acesso
48% utilizam o sistema público de saúde (SUS) para cuidar da visão
15% realizam  consultas particulares
34% não conseguem atendimento

Principais problemas
Catarata – É qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos. Geram desde pequenas alterações visuais até cegueira

Glaucoma – Uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendolevar à cegueira

Degeneração macular relacionada à idade – Afeta a área central da retina e acarreta baixa visão central

Miopia – Condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe

Hipermetropia – Ocorre quando o olho é menor do que o normal, criando uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho

Astigmatismo – Causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção da mesma

Presbiopia – Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.