De dobráveis a customizadas, bicicletas se tornam mais comuns e vendas aumentam
O estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte em cidades urbanas como São Paulo tem causado impacto nas vendas deste setor. De acordo com Renato Leite, gerente de desenvolvimento de categoria da loja Centauro, outro fator que também tem provocado um aumento no consumo de bicicletas é a popularização dos passeios ciclísticos noturnos.
“O número de ciclovias também foi ampliado. Isso estimula o hábito de andar de bicicleta”, diz o gerente. Segundo ele, é nesta época do ano, com o Natal se aproximando, que o consumidor vai às lojas atrás de uma “mountain bike” tradicional ou algum modelo da linha “comfort”, voltado para o ciclista de fim de semana.
Os modelos disponíveis são variados e, agora, o mais cobiçado deles é o da bicicleta dobrável. “É uma febre no exterior e seu uso pode crescer no mercado nacional”, diz Leite. Pesando aproximadamente 12 kg, o modelo é ideal para quem carrega a bicicleta para vários lugares ou até pensa em combinar o pedal com o transporte público. O preço, no entanto, pode ser um empecilho para levá-la para casa, já que passa dos R$ 1.000.
Para alguns ciclistas, no entanto, bicicleta é mais que um meio de transporte e, quanto mais diferente daquela produzida em larga escala, melhor. Esse é o perfil do consumidor da Tag and Juice, loja especializada em bicicletas customizadas que fica na Vila Madalena (zona oeste de SP).
“A ideia central em relação às bicicletas é entender que as bikes são como as pessoas, cada uma tem a sua identidade. Bicicletas são únicas, nenhuma é igual à outra e nós tentamos deixá-la de acordo com o estilo de vida do dono”, afirma Pablo Gallardo, um dos sócios da Tag and Juice.
Com a personalização, é possível mudar o quadro ou importar um pedal que não existe no Brasil, por exemplo. Esse processo exige paciência do futuro dono já que um modelo customizado pode levar entre quatro e seis semanas para ficar pronto. Ter uma bicicleta sob medida também sai caro, custando a partir de R$ 3.000, no caso da Tag and Juice.
Seja para pedalar nos fins de semana ou para ter mais uma bicicleta na coleção, o que os lojistas não discutem é a importância e o espaço que as bikes têm no coração dos ciclistas. “É algo muito maior, é um estilo de vida”, observa Gallardo.
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário