Motociclistas terão aula de pilotagem
Um mês depois de o governo do Estado lançar campanha para conscientizar os motociclistas sobre a importância de respeitar as regras de trânsito, a Associação Pernambucana dos Usuários de Ciclomotores (Apuc) anunciou ação para tentar mudar a imagem negativa sobre motos e cinquentinhas. A proposta da entidade é oferecer cursos de capacitação de motociclistas, com foco na direção defensiva. Além das aulas, que devem funcionar como uma espécie de autoescola, a associação vai distribuir panfletos e outdoors pelo Estado para destacar pontos positivos do uso responsável dos automotores.
“Quando eu penso em moto, a primeira coisa que vem na cabeça é acidente. Achei ótima a propaganda nova do governo porque mostra a realidade”. A campanha citada pela auxiliar de serviços gerais, Josineide Pereira, 42 anos, exibe uma história real de um acidente grave, envolvendo moto, que poderia ter sido evitado, caso o motoqueiro estivesse pilotando com prudência. As imagens são fortes e revelam momentos de angústia.
De acordo com o presidente da Apuc, Leomar Toscano, a intenção da associação dos usuários de ciclomotores é trabalhar com os mesmos objetivos do governo estadual, mas, ao mesmo tempo, tentar reduzir o impacto negativo da campanha. “Serviços prestados pelos motoboys e mototaxistas, por exemplo, são essenciais. Os próprios órgãos públicos disponibilizam motocicletas para facilitar o deslocamento de funcionários. Sem contar que é um meio de transporte de baixo custo”, diz.
Cerca de 50 mil panfletos, 12 outdoors e anúncios nas rádios vão divulgar a ação da Apud. O material vai informar a população a respeito da necessidade do uso de equipamentos de segurança, como capacete e calçados.
A partir do dia 10, a Apuc começa a oferecer cursos técnicos com treinamento para usuários de ciclomotores que desejem se habilitar. Segundo Leomar Toscanom, que também é membro do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos, hoje, o teste para adquirir a habilitação, em Pernambuco, não avalia a capacidade do motoqueiro de se locomover no trânsito.
Os interessados em participar da aula, que tem duração de quatro horas e é ministrada por instrutores da associação, precisa tornar-se sócio da Apuc. A matrícula custa R$ 20 e a mensalidade, R$ 10. A associação fica na Avenida Bernardo Vieira de Melo, 1472, sala 205, Piedade, Jaboatão dos Guararapes. O telefone é o 3093-1020.
Fonte: Jornal do Commercio
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário