Governadores estão divididos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A reunião dos governadores do Nordeste com a bancada federal gera opiniões divergentes dos gestores. A principal polêmica é a vinculação de novos investimentos na região à aprovação do pacote de ajuste fiscal proposto pela presidente Dilma Rousseff (PT). O encontro está previamente agendado para a próxima quarta-feira em Brasília, mas a definição da data deverá sair até amanhã. Para solucionar as divergências, os chefes do Executivo defendem a unidade das suas bancadas em assuntos de interesse dos Estados nordestinos. A avaliação é que a unidade é necessária para enfrentar um momento de crise.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), voltou a cravar que a aprovação do ajuste fiscal não será a prioridade do encontro e que a discussão sobre as prioridades dos estados nordestinos deverá ser o centro da pauta. “Nós precisamos discutir com nossa bancada se a aprovação de um projeto no Congresso pode de alguma maneira prejudicar o andamento das finanças do Estado. Em um cenário como esse é muito ruim que isso aconteça”, afirma.
Já o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), defendeu que os governadores devem fazer todo o esforço necessário para garantir a aprovação do ajuste fiscal. O gestor adiantou que vem se reunindo com os parlamentares do seu Estado para garantir que a matéria passe pelo crivo do Congresso Nacional. O peemedebista disse estar preocupado “com a possibilidade do Congresso Nacional trazer dificuldades para o País e Nordeste. “O sentimento é que todo o trabalho tem que ser feito para aprovar o ajuste”, avaliou.
A opinião é compartilhada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Contudo, o gestor admitiu que existe divergências sobre a aprovação da matéria. Segundo ele, a ideia da reunião da próxima semana é garantir a unidade da bancada nordestina em projetos de interesse da Região. “A ideia é que possamos discutir algumas pautas de interesse comum do Nordeste e articular projetos”.
Anfitrião do próximo encontro do Fórum de Governadores, no dia 8 de maio, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), também defendeu a unidade dos governadores e bancada nordestina. “É importante que a bancada federal incorpore o pensamento dos governadores para trabalharmos juntos”, afirmou.
Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba, já prepara a reunião com os parlamentares do seu Estado para a próxima semana. A orientação será para que os deputados não votem projetos que comprometam a Região. O gestor ainda deixará claro que para garantir o repasse de recursos federais é preciso a aprovação do ajuste fiscal.
Fonte: Blog da Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário