Consumidores recifenses associam qualidade a respeito na hora da compra

1Se durante muito tempo os empresários ignoraram os possíveis impactos ambientais de seus empreendimentos, hoje a situação está se invertendo. Empreendedores levam ações sustentáveis em conta desde o início dos seus projetos, o que gera economia, poupa o planeta e ainda faz o negócio ser visto com bons olhos.

Segundo a pesquisa Empresas que Mais Respeitam o Consumidor no Brasil, realizada pela consultoria especializa em varejo Shopper Experience em sete capitais incluindo o Recife, 23% dos brasileiros associam produtos de qualidade a respeito ao consumidor. A porcentagem é maior que a daqueles que associaram respeito ao atendimento de funcionários solícitos (16%). Apenas 9% dos consumidores entrevistados consideraram preço atrativo como sinal de respeito.

Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, o apreço maior pela qualidade do produto está acompanhado pela procedência, nas condições proporcionadas pelas empresas na confecção do que é passado para os clientes. “O consumidor está mais consciente. Agora, sente na própria casa a necessidade do consumo consciente em todos os âmbitos.”

Carmen Cavalcanti, consultora do Sebrae, afirma que a tomada de atitudes sustentáveis deve partir de uma análise dos impactos causados ao meio ambiente. “É importante que os empresários conheçam o impacto que geram e tentem descobrir formas de impedi-lo ou minimizá-lo.”

Quando falamos em sustentabilidade nas empresas é difícil vir à mente a construção civil. Mas aos poucos essa ideia vem mudando. Na Impacto Protensão, por exemplo, o uso de elementos plásticos no lugar da madeira para construção de lajes começou em 2008 e hoje já está bastante difundida. “Conseguimos substituir até 90% da madeira pelo plástico”, conta Rodrigo Castelo Branco, diretor executivo da empresa.

Na construtora Rio Ave, a começou a pensar em sustentabilidade em 1996. O empresarial Charles Darwin, na Ilha do Leite, foi projetado com esse conceito. Foram utilizados vidros especiais na janela para estimular a economia de energia. “São vidros eficientes que otimizam a entrada de luz natural enquanto bloqueiam em 60% a entrada de calor”, explica o gerente de projetos, Fabian Bezerra. Outras ações da construtora são o telhado verde e o reaproveitamento de água da chuva.

Atitudes sustentáveis também têm vez no varejo. A Etique Verde, no Espinheiro, é uma loja que trabalha com materiais sustentáveis e reciclados desde a fundação, em 2012. Os produtos à venda são feitos a partir de lona e PET reciclados, algodão orgânico e bambu. “Encontrei em São Paulo lojas que trabalhavam com esses produtos e decidi trazer para o Recife.”

Até no ramo da pirotecnia sobra espaço para atitudes sustentáveis. Quem assistiu aos fogos da virada em Noronha ou em Porto de Galinhas pode não ter percebido, mas houve muito cuidado. Marcelo Tributino, da M.Tributino Pirotecnia, começou a aplicar atitudes sustentáveis no seu negócio há dez anos, inspirado pelo exemplo da China.

“Lá eles têm uma cultura muito maior de sustentabilidade em fogos”. Os artefatos pirotécnicos são produzidos com papel à base de arroz, livres de componentes químicos poluentes e de rápida decomposição.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.