Confrontos entre manifestantes e policiais matam 11 no Egito

Pelo menos onze pessoas morreram neste domingo na Praça Tahrir, no Cairo, segundo médicos de hospitais de campanha no local. O número eleva para 13 a quantidade de vítimas nos últimos confrontos no local.

Os choques são registrados a apenas oito dias das primeiras eleições legislativas desde a renúncia do presidente Hosni Mubarak, em fevereiro.

À noite, confrontos violentos ocorreram nas ruas próximas ao Ministério do Interior, situado nas imediações da Tahrir, relatou um jornalista da AFP.

Os manifestantes, que protestam pela saída dos militares do governo, jogavam pedras e coquetéis molotov em direção aos policiais, que revidavam com tiros de fuzil e de balas de borracha, indicou o jornalista.

Cerca de 55 pessoas foram detidas neste domingo, segundo fontes de segurança. Outras manifestações semelhantes foram realizadas em várias localidades do Egito, como Suez, Qena e Asiut, no centro do país.

“Não sairemos” e “o povo quer a queda do marechal” Hussein Tantaui, governante de fato do Egito, gritavam os manifestantes, enquanto diversas pessoas eram retiradas do local feridas para receber atendimento médico.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem hostis ao poder militar, exigindo a saída de Tantaui, que lidera o Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), no comando do país desde que Mubarak foi expulso do poder.

Tantaui, um militar septuagenário, foi ministro da Defesa de Mubarak durante vinte anos.

“O Conselho das Forças Armadas mantém a política de Mubarak, nada mudou depois da revolução”, declarou Khaled, de 29 anos, enquanto instalava uma tenda no centro da Praça Tahrir.

Várias pessoas recolhiam bombas de gás lacrimogêneo e cápsulas, enquanto outras varriam a praça repleta de restos incendiados.

UE

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, pediu neste domingo à noite às autoridades egípcias que respeitem os Direitos Humanos e ouçam as aspirações democráticas dos cidadãos, e condenou o recurso à violência.

“A lei e a ordem devem ser defendidas de forma respeitosa com os direitos humanos”, assegurou Ashton.

Na noite de sábado para domingo, os enfrentamentos tinham deixado dois mortos, um no Cairo e outro em Alexandria. Cerca de 750 pessoas ficaram feridas na capital, de acordo com o Ministério da Saúde.

Os enfrentamentos começaram no sábado de manhã e se estenderam também para Asuan (sul) e Suez, às margens do Mar Vermelho.

Os incidentes reavivaram os temores de que as eleições legislativas, que devem ser realizadas no dia 28 de novembro, sejam adiadas por vários meses.

Um dos membros do CSFA, o general Mohsen al-Fangari, assegurou que haverá eleições como previsto e que as autoridades estão em condições de garantir a segurança.

“Não vamos ceder aos pedidos para adiar as eleições. As Forças Armadas e o Ministério do Interior são capazes de manter a segurança dos centros eleitorais”, declarou.

Várias personalidades políticas e intelectuais, entre elas o ex-chefe da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) Mohamed ElBaradei, divulgaram um documento pedindo um prazo suplementar para essas eleições, como parte da revisão do calendário político do país.

As pessoas que assinaram o documento propõem que haja primeiro uma Assembleia Constituinte, depois eleições presidenciais e, por fim, legislativas.

Os militares decidiram que a eleição presidencial será realizada em uma data não determinada, ao término deste processo político, e que apenas passarão o poder aos civis depois que um novo chefe de Estado estiver eleito.

Fonte: FRANCE PRESSE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.