ONG pernambucana ajuda professores a financiarem projetos educativos

1Professores de história, Pedro Dantas e Luiz Paulo Ferraz estudaram juntos na faculdade. Numa conversa despretensiosa, em 2013, Pedro comentou com o amigo sobre a vontade de criar um instrumento que ajudasse docentes a viabilizar projetos, a incrementar suas aulas. Ali foi o embrião do que hoje é a organização sem fins lucrativos somosprofessores.org. Por meio de uma plataforma online, arrecadam recursos, em doações voluntárias, para custear as iniciativas de mestres de escolas públicas pernambucanas. A proposta, destacam, é “encurtar a distância entre as pessoas que sonham com a melhoria do ensino público e as que têm o poder de tornar isso realidade: os professores”.

“Pretendemos valorizar o trabalho do professor da escola pública, incentivá-lo, encorajá-lo”, destaca Luiz Paulo, vice-presidente da organização. “O que está faltando para enriquecer sua aula, além da força de vontade? Como podemos contribuir para tirar o projeto do papel? São essas perguntas que fazemos”, complementa Pedro, presidente da somosprofessores.org. O nome da entidade é uma provocação. Para eles, quem ajuda a educação, mesmo sem formação em magistério, também é professor. “Ao ajudarmos o ensino, nos tornamos peças fundamentais desse processo”, ressaltam.

O funcionamento da plataforma é simples. O docente acessa o site, se cadastra e inscreve o projeto. Tem que descrever o que pretende fazer, do que necessitará e, principalmente, como a iniciativa vai impactar positivamente no aprendizado e na vida dos alunos. Feito isso, a equipe da ONG avalia o projeto, entra em contato com o professor, levanta orçamento do material solicitado por ele e coloca na página online para que comece a arrecadação. Estipula-se também prazo para repasse do dinheiro.

Os doadores poderão contribuir com qualquer valor. Na plataforma, há um resumo dos projetos para escolher. O pagamento pode ser por transferência bancária, cartão de crédito ou boleto. Uma das diferenças desse financiamento em relação a outros (chamado de crowdfunding) é que o professor não receberá o dinheiro. Terá o material que pediu.

“Prezamos pela transparência. No orçamento, está detalhado quanto vai custar cada item solicitado, com o nome da loja onde será comprado. Se o projeto for financiado, faremos prestação de contas. Se não for, os doadores receberão de volta os valores exatos de suas contribuições”, observa Pedro.

Para tocar a entidade, Pedro e Luiz Paulo contam com a ajuda de Luiza Dantas, psicóloga e irmã de Pedro, e Débora Duque, jornalista e noiva de Luiz Paulo. Também estão Caio Dounis (engenheiro de software), Victor Correia (contador) e Hélio Lemos (estudante de direito), amigos do grupo. Eles convidaram pedagogas experientes para ajudá-los: Vera Lúcia Anderson, do Instituto Capibaribe; Maria Lúcia Salazar, do Colégio Conviver, e Dulce de Queiroz Campos, avó de Pedro e Luiza e ex-diretora do Colégio de Aplicação da UFPE.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.