Língua estrangeira para alunos de escola pública
A estudante do 1º ano, Andrielle Oliveira, quer aprender inglês para o seu futuro. Ela é uma dos 25 mil estudantes beneficiados pelo Programa Ganhe o Mundo lançado nesta segunda-feira (21) pelo Governo do estado. O projeto contabiliza um investimento de R$ 50 milhões em recursos e vai oferecer cursos intensivos de língua inglesa e espanhola para os estudantes, além da possibilidade de intercâmbio para vários países.
De acordo com a assessoria de imprensa, em maio de 2012 serão selecionados 800 alunos do curso de inglês que mais se destacaram nas aulas. A avaliação levará em consideração as notas obtidas, a disciplina, a frequência e a dedicação dos alunos. Depois da seleção, os estudantes passarão por um período preparatório, incluindo um acompanhamento psicológico, até embarcarem para o exterior. Os estudantes contemplados terão passagens, seguro saúde e estadia gratuitos. Além disso, receberão uma ajuda de custo de 300 dólares por mês.
O governador Eduardo Campos esteve presente na aula inaugural do projeto na Escola Helena Pugo, no bairro de San Martin, no Recife. Ele afirmou que esse tipo de iniciativa valoriza o profissional de educação e abre portas para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. “Cria-se uma grande expectativa no desenrolar do projeto. O aprendizado de uma segunda língua é muito importante para a formação e para o ingresso no mercado de trabalho, principalmente com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014”, argumenta.
De acordo com o diretor da escola, Evandro Tavares, a demanda para o curso supriu as expectativas da instituição criando uma dificuldade para atender todos os alunos. “É um projeto novo que está sendo implantado, para os jovens aprenderem uma nova língua. Todos da escola querem participar e espero que os alunos bolsistas representem bem o colégio e o estado no exterior”, relata.
A intenção do curso é que os alunos aprendam a falar o idioma o mais rápido possível, com o auxílio de novas matérias de estudo. “Queremos capacitar esses alunos da rede pública para proporcionar um crescimento tanto profissional quanto na educação neste momento que eles estão passando pelo processo de aprendizagem. O objetivo é dar oportunidade de um ensino de qualidade no próprio ambiente escolar para ter contato com o idioma”, destaca um dos coordenadores do programa, Júlio César.
Um dos professores do projeto, Cícero Tiago, afirma que os alunos devem segurar essa oportunidade e não abandonar o curso no meio do caminho. “Realmente é uma honra estar aqui ensinando essas crianças. Percebo que alguns tem uma dicção e uma facilidade de aprendizado muito boa. Pretendo sempre estimulá-los para que não desistam do curso”, enfatiza o educador.
Um dos jovens selecionados para o projeto, Alisson Galdino, 15, está entusiasmado com a possibilidade de aprender outra língua e viajar para o exterior. “Quero viajar para outros países, conhecer outras culturas. Nunca imaginei isso para mim, mas agora estou tendo essa chance, não quer desperdiçar”, comenta o estudante.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário