Enem 2015 mais inclusivo

1A maratona de dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é cansativa para todos, mas para alguns ela se torna ainda mais difícil. Considerando as necessidades especiais de pessoas com distúrbio de aprendizagem e portadoras de deficiência, as regras do exame deste ano estão mais inclusivas. Candidatos que comprovem visão monocular – enxergam por um olho só – podem solicitar, este ano, provas ampliadas e em braile, ledor e transcritor. Estes dois últimos também são opção para quem sofre de discalculia, transtorno que afeta a aprendizagem da matemática.

“Os números são signos, como as letras. A pessoa com discalculia tem dificuldade em decodificar esses símbolos, então existe uma necessidade de alguém que possa interpretá-los para elas, é uma medida importante”, avalia a professora do curso de pós-graduação em ciência da linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Isabela do Rego Barros. “Há quem acredite que um tradutor poderia tirar a isenção da resposta, mas a sociedade precisa olhar essa questão de outra forma. O apoio faz toda a diferença”. Segundo ela, a discalculia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. 

No ano passado, candidatos com esse problema puderam ter acesso a uma calculadora e uma hora a mais para concluir a prova, necessidades que deveriam ser informadas no ato da inscrição e comprovada por laudo médico. A questão de visão monocular não foi abordada no edital de 2014.

Procurado para mais informações sobre as mudanças e estatísticas de candidatos com necessidades especiais, a assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que maiores detalhes só na publicação do edital com todas as normas do Enem, na próxima segunda-feira (18).

Este ano, há alteração também no atendimento a travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social no momento da prova. Em 2014, quando a possibilidade foi lançada, 95 candidatos optaram pelo nome social. Para isso, era preciso solicitar um formulário específico por telefone. Agora, os candidatos devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, e encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido, entre os dias 15 e 26 de junho, pelo sistema do participante, na página do Enem na internet. A ideia é reduzir possibilidade de fraude.

GRATUIDADE

Na sexta-feira (15) foi publicada Portaria do Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União, determinando que candidatos isentos de taxa de inscrição (cujo valor passou de R$ 35 para R$ 63) que não comparecerem nos dois dias de provas de forma injustificada perderão o benefício para a próxima edição.

O anúncio da nova regra havia sido feitona quinta-feira pela pasta. O objetivo, segundo o governo, é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar o desperdício de dinheiro público. “As ausências injustificadas de candidatos inscritos no Enem importam, anualmente, em prejuízos vultosos ao Erário”, informou a portaria.

Na edição do Enem do ano passado, dos 8.721.946 alunos inscritos, 2.494.477 faltaram aos dois dias de prova. O número representa índice de abstenção de 28,6%. A maior parte dos faltosos (1,6 milhão) é composta por estudantes isentos da taxa de inscrição.

O ministro da Educação, Renato Janine, destacou que quase 30% das provas do Enem são impressas e transportadas, com infraestrutura e segurança previstas, para alunos que não comparecem. A pasta ainda vai definir as justificativas aceitas para a ausência de alunos nas provas.

Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos do pagamento da taxa. Candidatos que comprovarem carência, seguindo as regras do edital, também terão direito à isenção. Em 2014, mais de 4,9 milhões comprovaram carência e outros 1,4 milhão concluíram o ensino médio na rede pública.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.