MEC pune 70 faculdades e proíbe criação de novos cursos

Setenta instituições de ensino superior que tiveram desempenho insatisfatório na última avaliação do MEC (Ministério da Educação) irão passar por um processo de supervisão que inclui congelamento de vagas e perda da autonomia para criar novos cursos. Na última quinta-feira (17) o ministro da educação, Fernando Haddad, havia anunciado o corte de 50 mil vagas no ensino superior.

A supervisão é um sistema de alerta para as instituições, dando oportunidade de melhorarem o ensino, caso contrário, o próximo passo é descredenciar o curso. Nos últimos anos, a supervisão foi utilizada para os cursos de medicina, direito e pedagogia. De acordo com Haddad, o sistema foi satisfatório para a grande maioria dos cursos.

– O MEC sinalizou que, ao invés de simplesmente suspender renovação de reconhecimento de cursos, deveria se fazer um ajuste quantitativo e isso teria impacto na qualidade. E a tese é verdadeira. Em 95% dos casos de cursos de medicina o ajuste quantitativo e o plano de saneamento de deficiências foi a medida certa e calibrada para que a qualidade melhorasse.

As medidas foram publicadas nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União. No grupo estão sete centros universitários e três universidades que perderam sua autonomia. Com isso, ficam impedidas de abrir novas vagas ou cursos.A lista das instituições incluídas no processo de supervisão pode ser consultada no Diário Oficial.

Nota baixa

As instituições punidas tiveram notas abaixo de 3 no IGC (Índice Geral de cursos) de 2010, Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições em notas que vão de um a cinco. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.

A avaliação do MEC é feita pelo Sinaes (Sistema Nacional da Educação Superior), criado em abril de 2004. São analisados indicadores de qualidade de cursos e instituições de educação superior. A avaliação é baseada na análise de condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao desempenho dos alunos no Enade.

No exame 2010, usado para a avaliação, foram avaliados os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

A supervisão também atinge 60 faculdades que apresentaram resultado insatisfatório no IGC de 2010 e já tinham apresentado desempenho ruim nos últimos três anos. Elas terão restrições para receber novos alunos a partir de 2012 – o número de estudantes ingressantes não poderá ser superior ao total de vagas ocupadas em 2011.

Cancelamento de vagas

As 50 mil vagas cortadas estão em 683 instituições de ensino superior de um total de 2.176 que foram analisadas e tiveram nota insatisfatória no IGC. Segundo Haddad, os maiores problemas foram encontrados em cursos de enfermagem, contábeis e administração.

– Vamos utilizar a mesma metodologia desenvolvida nos últimos 5 anos empregada para corrigir oferta abusiva e sem qualidade. As questão da qualidade precisa estar bem equacionada. Terá mais liberdade quem tem mais qualidade e vamos restringir autononia para quem está com problema.

Três centros universitários que tinham perdido a autonomia pelo mau desempenho no IGC de 2009 melhoraram a nota e tiveram as medidas cautelares revogadas. O despacho que libera essas instituições para abrir novos cursos e ampliar vagas também foi publicado nesta terça no Diário Oficial.

Instituições sob supervisão que estejam com pedidos de recredenciamento ou criação de novos cursos em tramitação na secretaria terão os processos suspensos enquanto durar a medida cautelar.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.