Olinda oferece curso para transformar bandas em empresas

Transformar o talento musical em oportunidades de mercado e artistas, em empreendedores. Em uma cidade como Olinda, a iniciativa da Prefeitura da cidade de oferecer cursos que capacitam músicos à profissionalização não poderia chegar em melhor hora: no dia da música. De início, serão disponibilizadas duas turmas de 35 participantes, uma que teve início nesta terça-feira e outra no próximo dia 5 de dezembro, ambas com inscrições ainda abertas.

A oportunidade, realizada em parceria com o Sebrae, visa capacitar os profissionais em termos de legislação, produção, captação de recursos, previdência e preservação de patrimônios históricos, incentivando a criação de novas empresas. “Olinda é o berço natural de músicos que não ficam limitados apenas ao carnaval. A ideia é que eles possam gerir suas produções e ter um bom lucro com isto”, explica a secretária de Cultura e Patrimônio de Olinda, Márcia Souto.

Percussionista há 20 anos, Nilson Couto faz da paixão pela música um complemento de renda à frente da Banda Disco de Vitrola. Nas horas vagas, também trabalha como artesão e arte-educador. A divisão do trabalho se faz mais pela necessidade do que pela vontade de exercer múltiplas funções. Inscrito no curso ′Como transformar sua banda em uma microempresa`, Couto quer aprender não apenas a como valorizar o próprio trabalho, mas como ter acesso a espaços aos quais têm dificuldade enquanto pessoa física. “É o tipo de instrução que todos deveriam ter e que poderia evitar dor de cabeça, se tivéssemos acesso antes. Artista hoje já não pode só ensaiar e tocar, tem que saber discutir sobre o que é certo, colocar tudo no papel e saber em quem confiar”, afirma.

As dificuldades de Nilson são compartilhadas por boa parte da categoria. “Aqui (em Olinda), cada casa tem um artista de qualquer gênero e não tem quem não diga que já foi `roubado` por um produtor”, comenta o coordenador dos cursos que são oferecidos pela Secretaria de Cultura da cidade, Elânio Farias. Justamente para evitar esse tipo de sensação e para que os artistas possam acompanhar de perto o trabalho de todas as pessoas que se beneficiam de seu talento, o curso abordará as mais diversas etapas da cadeia do entretenimento, como as necessárias negociações, a oferta e  prestação de contas, entre outras. As aulas serão ministradas pelo especialista em gestão de negócios Leonardo Salazar.

Segundo Farias, novas oficinas serão disponibilizadas também a partir de janeiro, contemplando não apenas os músicos, mas toda a classe artística. “Para participar, não é preciso ser cidadão olindense, basta apresentar cópia de RG e CPF, bem como uma taxa de R$ 30 para os materiais didáticos que já estão inclusos no programa”, garante. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Patrimônio e Cultura de Olinda, localizada na Rua de São Bento, 160, no bairro do Varadouro. As aulas, no entanto, serão realizadas na Casa do Turista, na Rua Prudente de Moraes, 472, das 19h às 22h.


Cursos que serão oferecidos

*Como transformar sua banda em uma microempresa

*Elaboração de projetos culturais para captação de recursos

*Prestação de contas

*Música Ltda

*Empreendedorismo cultural

*Educação patrimonial

SERVIÇO – Aulas Nov/Dez de 2011

Curso: Como transformar sua banda em uma microempresa

Inscrições: Secretaria de Cultura – Rua de São Bento 160 – Varadouro – Olinda-PE.

Horário das Inscrições: 14h. às 17h. Telefone: 3439.1988

Aulas: Casa do Turista 472 – Carmo – Quatro Cantos – Das 19h às 22h

Investimento: R$: 30.00 (trinta reais), Incluso Material Didático

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.