Brasil pode apresentar nos próximos meses oferta comercial à UE, diz Dilma

1A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (10) que o Brasil e o Mercosul têm condições de apresentar propostas comerciais à União Europeia nos próximos “dias ou meses”. Os dois blocos econômicos estudam um acordo de livre comércio, mas as negociações têm sido travadas pela resistência da Argentina.

“Eu disse ao primeiro ministro que o Brasil e o Mercosul estão em condições de apresentar suas ofertas comerciais para a União Europeia. Acredito que isso possa ocorrer nos próximos dias ou meses”, afirmou Dilma em declaração à imprensa após se reunir com o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, na manhã desta quarta-feira (10), em Bruxelas.

“E esperamos, da mesma forma, que essa questão evolua de forma satisfatória do ponto de vista da União Europeia”, completou Dilma.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que participa da comitiva do governo brasileiro que viajou para a Bélgica, disse que o Brasil está pronto para apresentar a oferta do Mercosul em junho, desde a a União Europeia tenham também uma proposta.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a ministra explicou que o Parlamento Europeu tem férias em julho e agosto, o que pode atrasar o processo até setembro.

Concessões
Depois de dizer que discutiu com o primeiro-ministro da Bélgica sobre áreas que são importantes para ambos os países, Dilma lembrou que o Brasil lançou o plano de concessões na área de logística nesta terça-feira (9).

“As empresas belgas estão no Brasil em algumas áreas e têm grande expertise na área de infraestrutura em geral. Então, para nós, é muito importante que essa relação se expanda”, disse a presidente. “O Brasil tem uma relação muito importante e estratégica com a Bélgica. As empresas belgas têm presença muito forte no Brasil, em várias áreas.”

Segundo Dilma, eles também discutiram sobre cooperação na área de agricultura e sobre a necessidade de ampliar a cooperação econômica e o comércio internacional.

A presidente também agradeceu a parecia da Bélgica com o Brasil no programa Ciência Sem Fronteiras, que leva estudantes brasileiros para estudar no exterior. “Propomos expandir essa relação, inclusive acrescentando de forma maior a essas bolsas os estágios nas empresas, tanto aquelas que estão no Brasil, como nas brasileiras que aqui investem”, disse.

De acordo com Dilma, também foram discutidos assuntos relacionados aos Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e sobre as Olimpíadas. “Espero participação belga bastante expressiva (nos Jogos Olímpicos) e gostaria de agradecer as palavras extremamente fraternas quando o primeiro-ministro disse que uma parte do coração dele estava no Brasil”, afirmou.

Viagem
Dilma embarcou nesta terça-feira (9) para a Bélgica, logo após lançar o novo pacote de concessões da área de infraestrutura, que prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões. Ela participará da II Cúpula União Europeia – Celac, que reúne representantes de países da Europa e do continente americano.

A presidente desembarcou no país europeu por volta das 6h30 (1h30 no horário de Brasília). O encontro com o premiê belga ocorreu em torno das 11h (6h em Brasília).

Pouco antes da abertura da cúpula dos países europeus e americanos, Dilma aproveitou para cumprimentar a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente do Equador, Rafael Correa.

Há a expectativa de que, durante o encontro de cúpula entre os países europeus e americanos, os chefes de Estado debatam o acordo de livre comércio do Mercosul e da União Europeia. Além disso, a presidente deve aproveitar a ida a Bruxelas para reforçar a agenda positiva do governo.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.