Crédito consignado é suspenso para servidor

Os servidores públicos estaduais estão impedidos de contratar empréstimos consignados. A situação deve se estender até, pelo menos, a segunda quinzena de dezembro, quando o governo do Estado deverá contratar uma nova empresa para operar sistema PeConsig, que administra o site de consignações dos servidores. Atualmente existem 145 mil contratos de empréstimos consignados. São cerca de 200 mil funcionários estaduais, mas muitos deles têm mais de um contrato de empréstimo. Segundo o sindicato da categoria, cerca de 70% do funcionalismo tem empréstimo com desconto em folha.

Segundo a Secretaria de Administração (SAD), a empresa que prestava os serviços de manutenção e suporte ao sistema PeConsig, a Zetrasoft, teve o contrato suspenso. Desde 2004 a operadora era contratada pelo Estado através de inexigibilidade de licitação. “O atual vínculo jurídico desta empresa com o Estado, denominado termo de cessão de direito de uso do sistema de consignação, era limitado, não prevendo vários serviços demandados pelo novo decreto que visa a melhoria da segurança e transparência para o servidor”, diz a SAD em nota.

A Secretaria defende que a suspensão dos serviços de empréstimo consignado foi o primeiro efeito do decreto 37.355, publicado no dia 4 de novembro, “resultado de um pleito antigo dos servidores”. Segundo o executivo, o decreto consolida 12 legislações anteriores que tratavam da mesma matéria. Ou seja, juntou todas as regras sobre empréstimo, num único texto. “A ideia, a partir de agora, é disciplinar e definir melhor as obrigações, estabelecendo regras, prazos e sanções para as consignatárias em documento único.”

O governo defende ainda que o período para a realização das mudanças foi escolhido propositalmente. “Estatisticamente o número de operações (pedidos de empréstimos) nessa época do ano é baixo em função do pagamento de três folhas salariais (novembro, 13º salário e dezembro) dentro de 30 dias.”

Apesar do cuidado, o funcionalismo está reclamando da novidade. Para o presidente do Sindicato dos Servidores Estaduais (Sindserpe), Renilson Oliveira, a argumentação do Estado é falha. “Apesar de o governo defender que nesta época a demanda por empréstimo diminui, temos recebido muita reclamação dos servidores. Eles não reclamam apenas de não poder tirar empréstimo, mas também não conseguem acessar informações sobre os limites de empréstimo”, diz.

O sindicalista argumenta que houve um aquecimento na procura por novos empréstimos porque, em setembro, os servidores passaram a receber entre 8% e 13% a mais, fruto da negociação salarial deste ano. Ainda haverá mais 7% em janeiro e outros 5% em junho. “Isso aumentou a margem de consignação. As pessoas querem pegar dinheiro para passar um Natal mais folgado. Muitos têm dívidas e o 13º salário comprometido.” O limite de comprometimento é de 30% do salário e mais 18% com cartão de crédito consignado. No total, o servidor pode comprometer até 48% do salário com despesas descontadas diretamente no contracheque.

Fonte: JC Online

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

é isto mesmo nos servidores sempre acabamos sendo os prejudicados, isso é uma vergonha rapaz! precisamos de dinheiro em qualquer época do ano, o governo tinha que ter avisado com bastante antecedencia, muita gente teve plano de tirar este dinheiro em novembro e dezembro para passar o natal mais tranquilo, comprar um carro, fazer uma reforma, mas este governo acaba fazendo esta brincadeira ai, vamos agilizar isto ai pelo menos para o dia 1 de dezembro caramba.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.