Brasil deverá ter quase 520 mil novos casos de câncer em 2012, diz Inca

O Brasil deverá ter quase 520 mil novos casos de câncer no próximo ano, segundo uma estimativa divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Esta é a 16ª estimativa anual que o Inca divulga desde que começou este trabalho, em 1995.

O câncer de mama continuará a ser a principal ameaça a mulheres em todas as áreas do país, com exceção da região Norte, onde os tumores no colo do útero deverão ser os mais incidentes. No ano que vem, estimam-se 52.680 casos deste tipo de tumor. O risco para será de 52 casos a cada 100 mil brasileiras. Essa classificação não leva em conta os casos de tumores de pele que não sejam melanomas.

Para o Inca as taxas de mortalidade para câncer de mama continuam altas no Brasil, mesmo quando tratado corretamente, já que a detecção do problema costuma acontecer quando o tumor já está em estágio avançado. A sobrevida para esta modalidade de tumor é de 60% em países em desenvolvimento como o Brasil e de até 85% nas nações mais avançadas do mundo.

Já para os homens, a forma de câncer mais comum continuará a ser o câncer na próstata – uma glândula do órgão reprodutor masculino, responsável por produzir parte do material que compõe o sêmen. A estimativa é de 62 casos a cada 100 mil homens, com um total de 60.180 novas ocorrências em 2012 em todo o território nacional. Novamente, os casos de câncer de pele diferentes de melanomas não são considerados.

Parte dessa porcentagem pode ser explicada como reflexo do controle feito por meio do teste conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA). Esta é uma das principais ferramentas para se descobrir que um homem tem câncer na próstata e consiste na detecção de uma proteína que se torna mais abundante quando o organismo apresenta tumores.

No Brasil, o Inca acredita que o crescimento no número de pessoas convivendo com a doença seja fruto da melhora nos métodos de diagnóstico e no sistema de notificações no país.

O Inca também deu destaque ao câncer de colo de útero, doença que se manifesta de maneira mais comum entre os 20 e os 29 anos, quase sempre ligadas à contaminação pelo vírus HPV. Este micro-organismo causa pequenas lesões no õrgão genital feminino e alguns tipos podem levar ao desenvolvimento de tumores no colo do útero.

No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2030, a humanidade poderá receber 27 milhões de casos e testemunhar a morte de 17 milhões por conta da doença. Até lá, o número de pacientes convivendo com tumores deverá chegar a 75 milhões.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.