Hemocentro de PE será reestruturado para aumentar capacidade em 37%

Para comemorar os 34 anos de fundação, o Hemope – centro de referência nacional em hematologia e hemoterapia – receberá um investimento de mais de R$ 10 milhões do Governo do Estado. O recurso será aplicado na reforma e construção de hemocentros, compra de mais três unidades móveis de captação de sangue e renovação do parque tecnológico. O projeto foi lançado na manhã desta quinta-feira (24) pelo governador Eduardo Campos.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, os trabalhos devem começar ainda neste ano. “Vamos dar início, ainda em dezembro deste ano, à construção do grande posto de coleta que ficará localizado em um importante corredor, que é a Avenida Agamenon Magalhães, no bairro das Graças”, afirma. Também serão instalados postos de coleta de sangue nos seis maiores hospitais da rede estadual: Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena e Agamenon Magalhães, no Recife; e o Regional do Agreste, em Caruaru.

A meta, segundo o governo, é ampliar a rede de hemocentros em 37%, até 2014. Com isso, será aberto um concurso público para reposição do quadro de funcionários. “O concurso será lançado no primeiro semestre de 2012. Serão 281 vagas, inicialmente, para todas as áreas profissionais, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas… As vagas são tanto para reposição, quanto para ampliação, já que nós temos o desafio de aumentar em cerca de 40% a captação de sangue para a população pernambucana”, diz.

Além da Região Metropolitana e do Agreste, o Sertão do Estado também receberá investimentos do governo. “As 10 unidades do Hemope no Sertão serão reequipadas e reformadas. Até 2014, nós vamos ter 12 postos – nove fixos e três móveis. E essas unidades móveis vão atingir também o interior do Estado”, explica. “O Hemope vive um momento histórico. Estamos, praticamente, lançando um novo hemocentro”.

Centro de transplante de medula fechado
No início do mês, o Governo do Estado anunciou que o Centro de Transplante de Medula Óssea do Hemope (CTMO) teriam as atividades encerradas no dia 1º de dezembro de 2011. O atendimento será feito, exclusivamente, no Hospital Português, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o secretário, a decisão tomou como base o objetivo principal do Hemope, que é a política de sangue.

“Temos que seguir a missão do Hemope. Política de sangue é feita em hemocentro. Dos 27 estados da federação, não tem nenhum hemocentro que cuide de câncer, por exemplo. Se você perguntar à Organização Mundial da Saúde, ao Ministério da Saúde, ao governo da França, dos EUA… Todos vão achar uma coisa inusitada um hemocentro tratando de oncologia”, defende.

O Centro de Transplantes de Medula Óssea do Hemope funciona há nove anos no Hospital dos Servidores do Estado. Entre os hospitais públicos do Nordeste, foi o primeiro a realizar este tipo de cirurgia. São apenas três leitos e um total de 73 transplantes. O tratamento é indicado para os pacientes com leucemia ou linfoma – tipos diferentes de câncer que afetam o sistema linfático e a produção de sangue.

Serviço:
Secretaria de Saúde de Pernambuco
Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi, Recife
Informações: (81) 3184-0104

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.