Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Depois de cancelar o edital e licitação para o miniarco delegar a responsabilidade ao Departamento Nacional e Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Governo de Pernambuco voltou atrás e decidiu assumir o desafio. os próximos dias, o executivo irá lançar uma Proposta e Manifestação de Interesse (PMI) para que as empresas privadas apresentem projetos para a via duplicada de 14 quilômetros que irá contornar Abreu e Lima e Igarassu e garantir a infraestrutura necessária para o escoamento da fábrica da Jeep, em Goiana, como alternativa à BR-101. O projeto, que será uma concessão, está estimado em R$ 150 milhões e a previsão é de que o novo edital seja lançado até o fim deste ano.
A novidade foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, após reunião de monitoramento realizada na manhã de ontem, com o vice-presidente mundial de Manufatura e membro do Conselho Executivo da FCA, Stefan Ketter, e outros executivos do Grupo. “Espero que, agora, o projeto ande, para que se cumpram os prazos e as obras já se iniciem em 2016”, disse o governador, reafirmando que o miniarco funcionará como uma alternativa ao Arco Rodoviário Metropolitano do Recife, projeto que está sob responsabilidade do Governo Federal e não tem previsão de quando deve sair do papel.
Energia
O executivo estadual também anunciou que já está pactuado que, em agosto, será lançado o edital de licitação para implantação da linha de transmissão de 230 Kilovolt (kV) para o fornecimento de energia elétrica do polo automotivo Jeep. Atualmente, a planta é alimentada por uma linha de distribuição de 69 kV. Este ano, a Jeep irá manter a média de 100 mil veículos produzidos.
O valor do certame para as linhas de transmissão ainda não foi estipulado, mas “não será barato”, segundo Câmara. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec) “o processo está em reta fina de elaboração e terá os detalhes tornados públicos no momento do lançamento do edital e envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), respectivamente”.
A reunião entre os executivos também abordou a questão das sistemistas. Hoje, polo automotivo Jeep conta com 15 empresas, que em pregam três mil pessoas “Esse número, no entanto, pode aumentar. A FCA não nos revela tudo”, afirmou Câmara.
Fábrica Tacaruna pronta para as obras
Ainda este ano, a antiga fábrica Tacaruna, no bairro e Campo Grande, Zona Norte do Recife, deve começar a dar lugar ao entro de Pesquisa, desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da Fiat Chrysler Automobiles FCA). De acordo com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o Governo já e comprometeu a ceder o espaço para a holding. “O grupo tem previsão de início as obras ainda para 2015”, firmou Câmara, referindo-se cessão oficial da área. Ainda segundo o mandatário, o projeto está “bastante adiantado” e a ideia é realizar um plano de divulgação e de comunicação para o local.
De acordo com a assessoria de Imprensa da Jeep, a FCA só deve se pronunciar com relação à instalação do Centro e ao início de obras quando a cessão estiver regulamentada. Enquanto o espaço não fica pronto, cerca de 180 engenheiros e técnicos estão atuando em locais provisórios, como os galpões do condomínio Armazenna 2, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Uma outra área provisória do Centro está sendo instalada no Porto Digital, no Bairro do Recife, e deve ficar pronta em agosto. Quando o espaço no Recife Antigo estiver funcionando, será realizada uma distribuição dos 180 profissionais entre os dois espaços. Ao todo, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da FCA deve empregar 500 engenheiros e técnicos até 2020.
Também serão recrutados pesquisadores e outros profissionais na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todas as áreas envolvidas na concepção de novas tecnologias em motores e transmissões. O Centro também irá funcionar em sinergia com os demais centros de Pesquisa e Desenvolvimento da FCA no mundo. Inicialmente, estará voltado para validação de experimentação dos projetos desenvolvidos para o Polo Automotivo.
Fonte: DP
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário