Lava Jato: “Corrupção não está restrita à Petrobras”, diz Ministério Público

49lg4bkv5x_6t3sh92prv_filePela primeira vez desde seu início em março de 2014, a Operação Lava Jato identificou supostos esquemas de corrupção e pagamento de propina em outra área da economia que não a exploração de petróleo e gás, sobretudo na Petrobras. Os procuradores federais e os agentes da PF (Polícia Federal) encontraram irregularidades no setor elétrico.

Nesta terça-feira (28), o MPF (Ministério Público Federal) e a PF (Polícia Federal) prenderam duas pessoas e cumpriram mandados de busca e apreensão e condução coercitiva por causa de supostos crimes flagrados entre executivos de empreiteiras e a Eletronuclear, responsável pelas usinas nucleares brasileiras em Angra dos Reis (RJ).

O MPF estima que o presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, recebeu R$ 4,5 milhões em propina entre 2009 e 2014. O procurador federal Athayde Ribeiro Costa admitiu que as investigações apontam que o setor elétrico brasileiro também é vítima da corrupção no País.

— A gente dá um passo e mostra que a corrupção não está restrita à Petrobras, mas há indicativos de que a corrupção se espalhou para outras áreas de atuação da administração pública.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Costa detalhou que os repasses de propinas ocorreram de 2009 a 2014, sempre “imediatamente após a Andrade Gutierrez receber valores ou após a Engevix receber valores e enviar para essas empresas”.

— O Brasil passa por um momento difícil. Temos que tentar mudar o sistema, tentando aprovar medidas de combate à corrupção. […] Hoje a corrupção no Brasil é um crime que compensa porque o investigado normalmente sai impune.

Hoje de manhã, Othon Luiz Pinheiro da Silva foi preso em casa, no Rio de Janeiro. Ele estava afastado do cargo de presidente da Eletronuclear desde 29 de abril, após ser citado na Lava Jato por possíveis irregularidades em contratos para a construção da usina nuclear Angra 3.

O executivo Flávio David Barra, responsável pela divisão de energia da Andrade Gutierrez, também foi preso por agentes da PF. Os dois tiveram a prisão temporária decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR). O delegado da PF Igor Romário de Paula informou que os detidos deverão ser levados para a capital paranaense ainda hoje.

— Com relação aos presos, eles chegam hoje a Curitiba por volta das 20h ou 20h30. É uma prisão inicialmente por cinco dias e a intenção é que sejam ouvidos o quanto antes.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.