Eventos em homenagem a Eduardo Campos e Arraes começam hoje

1Ninguém nunca saberá se Eduardo Campos teria êxito em sua primeira disputa presidencial. Mas se a aeronave Cessna 560 XL que levava ele e mais seis pessoas do Rio de Janeiro para a Base Aérea de Santos, no litoral de São Paulo, não tivesse perdido altitude e despencado em meio a um conjunto de imóveis residenciais e comerciais no dia 13 de agosto de 2014, o ex-governador de Pernambuco completaria 50 anos de idade nesta segunda-feira (10).

A data não será celebrada com tudo a que um aniversariante tem direito, mas a família e aliados políticos de Eduardo planejaram uma série de atividades para homenageá-lo. Os eventos se estendem até a próxima sexta-feira (14), um dia após a morte do pernambucano complentar um ano.

A orientação dada pelos familiares de Eduardo é de que esta semana seja voltada para “celebrar a vida” e que as atividades não deem ênfase ao acidente aéreo. “Os eventos são para marcar a trajetória de um homem de 49 anos que fez tudo o que ele fez. O importante é dizer que estamos pensando no que Eduardo fez e no que ele faria se tivesse entre nós”, destaca o jornalista Evaldo Costa, presidente estadual da Fundação João Mangabeira, entidade ligada ao PSB e responsável por organizar o calendário de homenagens.

A primeira atividade ocorrerá hoje com o evento que Executiva nacional do PSB, partido que foi presidido nove anos por Eduardo, fará no shopping Paço Alfândega, no centro do Recife. “Convidamos lideranças nacionais de outros partidos e figuras importantes da política brasileira”, informa o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que assumiu o posto pouco depois da morte do ex-governador pernambucano. A ex-presidenciável Marina Silva (PSB), que ficou com o lugar de Eduardo na disputa pela presidência da República, é uma das que confirmaram presença no Recife.

No Paço Alfândega,. haverá o lançamento de uma coleção de livros com todos os discursos de Eduardo no período em que governou Pernambuco (2007-2014). Haverá, ainda, uma palestra do professor e economista Paulo Rabello de Castro. À noite, a família Campos irá assistir a uma missa campal na cidade de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. A celebração religiosa é voltada para o padroeiro que dá nome ao município e Eduardo tinha o costume de frequentá-la. Agora, os familiares querem dar prosseguimento a esse costume.

Nesta terça-feira (11) à noite, será a vez da Assembleia Legislativa de Pernambuco homenagear o ex-governador com uma sessão solene. Na quarta-feira (12), ato semelhante ocorrerá no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A família de Eduardo e boa parte dos políticos que compõem a frente política construída por ele irão à capital federal. No dia 13, o Senado prestará sua homenagem também com uma sessão solene.

Além de marcar um ano da morte de Eduardo Campos, no próximo dia 13 de agosto fará dez anos que a política pernambucana perdeu Miguel Arraes. Os dois ex-governadores serão lembrados nessa data com um missa à noite na Paróquia de Casa Forte, que a família Campos costuma frequentar. Nese dia, à tarde, o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio (PSB), farão, juntos, uma visita ao túmulo de Eduardo no cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. Renata Campos, viúva do ex-governador, e os filhos do casal – Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel – irão ao local, mas o horário não foi repassado à imprensa.

A Empresa de Manuntenção e Limpeza Urbana (Emlurb), ligada à Prefeitura do Recife, já está de sobreaviso caso seja necessário reforçar equipes no cemitério. A assessoria da Emlurb informou, no entanto, que não há um esquema diferenciado voltado para o dia em que a morte de Eduardo Campos completará um ano. “A gente preveniu o presidente da Emlurb, Antonio Barbosa, para essa expectativa (de aumento no fluxo de visitantes). mas não preparamos nada especial porque não se sentimos essa necessidade”, destaca o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.

O Palácio do Campo das Princesas ganhará, no dia 13, uma placa em alusão ao fato de que Eduardo deixou o governo de Pernambuco para disputar a presidência da República. A afixação da placa ocorrerá em um ato que terá a participação da família Campos.

Na sexta-feira, o governador e a família de Eduardo estarão em São Bento do Una, no Agreste, para a inauguração da Escola Técnica Governador Eduardo Campos. “Sentimos a necessidade de fazer um ato também no interior do Estado”, explica Sileno Guedes.

Pouco mais de uma semana após esse ato, Paulo Câmara e os familiares prestigiarão o lançamento de um livro, na Assembleia Legislativa, sobre a atuação do pernambucano como deputado estadual. “No dia 24 de agosto, vamos lançar o perfil paralmentar de Eduardo, que vai enfocar a parte menos conhecida da trajetória política dele”, relata Evaldo Costa.

CONTRIBUIÇÕES – Além do calendário instituído pelas Executivas nacional e estadual do PSB e pela família Campos, haverá uma série de outros eventos em homenagem a Eduardo e a Miguel Arraes. “Recebemos manifestações de todos os municípios. Em alguns vai haver missa porque Eduardo tinha uma aproximação muito grande com o clero. Mas também recebemos informações de que outras religiões vão homenageá-lo. Em outras cidades, o prefeito vai inaugurar equipamentos com o nome do ex-governador. Soubemos também que alunos de escolas técnicas construídas no governo dele vão se vestir de branco e abraçar simbolicamente as escolas”, detalha Sileno Guedes.

O presidente estadual do PSB disse que, devido à grandiosa quantidade de homenagens, a direção partidária e a Fundação João Mangabeira não conseguiram contabilizar todos os atos festivos e religiosos criados para marcar o aniversário de Eduardo, o primeiro ano de sua morte e os dez anos sem Arraes.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.