A história de Pernambuco através de retratos históricos

1“Quase todo o Brasil cabe nessa foto”, sintetizou o historiador Luiz Felipe de Alencastro, na série História da Vida Privada no Brasil. O autor se referia à imagem ao lado, da ama negra Mônica e do sinhozinho Augusto Gomes Leal, um retrato de um possível afeto, como gostava de ver Gilberto Freyre, formado dentro das relações cruéis e violentas da escravidão. A fotografia é uma das imagens mais simbólicas e duras entre os muitos registros valiosos das reunidos no volume O Retrato e o Tempo: Coleção Francisco Rodrigues (1840-1920), de Rita de Cássia Barbosa de Araújo e Teresa Alexandrina Motta, que é lançado nesta quarta (19/8), às 19h, junto a outros quatro títulos pela Editora Massangana.

O evento acontece na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) de Casa Forte e vai contar com palestra do cineasta Pedro Nabuco, além de um show do Quinteto Spok Frevo Orquestra, do maestro Spok. Na ocasião, também serão apresentados outros títulos da Massangana: Homens de Negócio, de Fé e de Poder Político: a Ordem Terceira de São Francisco do Recife, 1695-1711, da historiadora Maria Eduarda Marques; Gilberto Freyre Jornalista: uma Bibliografia, de Lúcia Gaspar e Virgínia Barbosa; O Eleitorado Imperial em Reforma, de Felipe Azevedo e Souza; e Contra a Conspiração da Ignorância com a Maldade – a Inspetoria de Monumentos de Pernambuco, de Rodrigo Cantarelli.

As obras são frutos de pesquisas acadêmicas. O Retrato e o Tempo, em capa dura e edição bilíngue, traz 500 fotografias do acervo da Fundação Joaquim Nabuco. É um material rico, que revela os rostos e detalhes de roupas, expressões e contextos de um período fundamental da história brasileira, o final da escravidão e do Império e o começo da República.

“O acervo, quando foi adquirido, tinha pouco mais de 12 mil retratos. Hoje sabemos que ele tem mais do que isso, vamos começar a recatalogar. A Coleção Francisco Rodrigues é considerada a mais importante de retratos do Brasil”, conta Rita de Cássia, uma das autoras. “O período pega esses momento estruturante do Brasil e permite não só enxergar a elite, mas questionar que são os ausentes naquelas fotos. É importante pensar nisso hoje: que histórias nós estamos deixando de perpetuar também?”.

Segundo ela, a obra é uma forma de dar vida a um acervo pouco conhecido. “A Fundaj tem essa diretriz memorial, de guardar e difundir documentos. Uma das formas é através de pedidos de informação e atendimento direto do público. Outra é gerar conhecimento a partir do que possui, como é o caso do livro”, destaca.

A obra tem oito artigos de nomes das mais diversas áreas, da conservação das imagens até a sociologia, passando pela história, antropologia e fotografia – incluindo um de Gilberto Freyre. “É um olhar coletivo, mas sabemos que há mil outros possíveis – cada pessoa que se debruçar nessas fotos vai ver e sentir coisas diferentes”, aponta. Um dos ensaios é de Gilberto Freyre, que fala da sociofotografia que as imagens permitem.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.