Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
O Instituto SOS Mão Criança (ISMC) realiza a partir desta quinta-feira (20) mais uma missão destinada às crianças de até 15 anos com malformações congênitas e sequelas de acidentes nas mãos para a realização de cirurgias gratuitas. Cerca de cem cirurgias serão agendadas, 20 são realizadas durante o mutirão e as outras são feitas durante o decorrer do ano. Fundado em 2006, o ISMC já realizou mais de 1,8 mil procedimentos cirúrgicos, 11.098 consultas, 3.473 atendimentos durante as 30 missões humanitárias já realizadas. Desse total de atendimentos, 2.415 foram pacientes do Centro e Região Metropolitana do Recife (RMR).
Entre os benefiaciados está Marcos Andrade Ferraz de Souza, 09 anos, que passou por sete cirurgias, uma delas para resolver a braquidactilia, uma anomalia genética que leva ao encurtamento dos dedos das mãos, geralmente ocorre no dedo mindinho ou polegar, este último foi o caso de Marcos. “Quando o meu filho nasceu a enfermeira ficou escondendo ele com medo que eu o rejeitasse. Falei para ela que tinha mais dois filhos e amaria os três da mesma forma”, falou a mãe da criança, a professora Maria de Jesus Andrade Souza, 46 anos. Ela ainda firma que hoje Marcos é uma criança como qualquer outra, e que o SOS Mão Criança foram definitivos para possibilitar a independência do menino, já que antes ele encontrava dificuldade para segurar qualquer coisa.
Como Marcos, outras crianças terão a chance de terem a vida restaurada. Durante o mutirão os casos são avaliados por uma junta médica e, de acordo com a urgência, as crianças são encaminhadas para as cirurgias, e já fazem exames de sangue e cardiológico imediatamente no bloco cirúrgico do Hospital SOS Mão Recife. O objetivo da instituição filantrópica é suprir as dificuldades que os hospitais da rede pública têm em atender crianças de baixa renda portadoras de malformações congênitas dos membros superiores e inferiores, sequelas de traumatismo e queimadura. Calcula-se que entre 1% e 2% das crianças nascidas têm algum tipo de defeito congênito desses tipos. Entre as mais comuns estão a sindactilia, que é a união de dois ou mais dedos e a polidactilia, ter mais de cinco dedos em algum dos membros, respectivamente com incidência de 18,2% e de 14,6%.
Também são recorrentes fissuras, danos nos tendões e nos nervos, além de sequelas de traumatismos e queimaduras. De acordo com o Médico especialista em Ortopedia, Mauri Cortez, malformações congênitas são doenças muito complexas que mesmo um especialista em mãos sente dificuldade em trabalhar. “Começamos unindo grandes profissionais com experiência para treinar os interessados em ajudar. O processo evoluiu e começamos a fazer de duas a três missões por ano, o que resultou em uma quantidade significativa de médicos capacitados para trabalhar na área,” explicou. Do total de crianças beneficiadas com o ISMC, mais de 800 são do interior de Pernambuco e mais de 250 de outros estados do Brasil como Amazonas, são Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.
Embora não ofereçam perigo mortal, optar por não operar acaba afetando o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo, consequentemente influenciando na qualidade de vida. “Antes as crianças eram atendidas quando já estavam com oito, dez anos de idade, hoje conseguimos realizar a cirurgia assim que elas nascem, com poucos meses de vida”, salientou. Nesta fase a recuperação é mais rápida e o resultado mais satisfatório, concluiu o doutor. Para participar, é preciso ligar para o instituto, informar dados da criança e explicar qual é o problema para atendimento. No dia da triagem os pais precisam levar originais e cópias da certidão de nascimento da criança, cartão de benefício do INSS com extrato atualizado, cartão de vacinação. Já dos responsáveis, são necessários carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, e se tiver também levar comprovante de renda com último contracheque, certidão de casamento dos responsáveis; cartão de benefício do INSS com extrato atualizado e cartão do benefício social Bolsa Família com comprovante do último saque.
Serviço
A triagem acontece nesta quainta-feira (20) de agosto, a partir das 7h, na sede do instituto, localizado na Rua Joaquim de Brito, 228, no bairro da Boa Vista, em Recife-PE. Para participar, é preciso ligar para o telefone 81 3087.9595, informar dados da criança e explicar qual é o problema para atendimento.
Fazer o bem
As ações dependem de duas importantes variáveis: o trabalho voluntário e as doações de colaboradores. Para participar como voluntário ou aravés da doação de valores ou bens, ligar para 81 3091.3954 ou 3032.8710.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário